sábado, 6 de outubro de 2012

Finlândia está prestes a começar a usar o crowdsourcing para criar novas leis


Sep 20, 2012 - 9:17AM PT
Finland is about to start using crowdsourcing to create new laws
http://gigaom.com/europe/online-crowdsourcing-can-now-help-build-new-laws-in-finland/

Tradução:  https://www.facebook.com/InternetocraciaBrasil?fref=ts   (23/09/2012)

20 de setembro de 2012 - 09:17 PT
Finlândia está prestes a começar a usar o crowdsourcing para criar novas leis


O governo finlandês aprovou a tecnologia por trás de uma nova plataforma "‘Open Ministry’", que funcionará como um hub para os cidadãos que querem novas leis votadas no Parlamento do país. Mas isso poderia funcionar em outros lugares?

Quem faz as leis? Na maior parte do mundo democrático, é "solo sagrado" dos representantes eleitos. Mas, na Finlândia, a tecnologia está prestes a fazer democracia significativamente mais direta.

No início deste ano, o governo finlandês habilitou algo chamado de "iniciativa de cidadania", através do qual os eleitores registrados podem propor novas leis - se eles podem obter 50.000 de seus concidadãos para apoiá-los no prazo de seis meses, então o Eduskunta (o parlamento finlandês) é forçado a votar a proposta.

Agora este crowdsourced sistema legislativo está prestes a estar Online através de uma plataforma chamada do "‘Open Ministry’. A organização sem fins lucrativos tem recolhido assinaturas para várias propostas em papel, desde 1 de Março, quando a iniciativa de cidadãos entrou, mas um par de dias atrás, o governo aprovou o mecanismo de identificação eletrônica que sustenta a versão digital da plataforma. Isso significa que ele já pode ir ao ar em 01 de outubro.

"A Autoridade de Segurança Nacional de Comunicações auditou nosso código, nossas políticas de segurança e nosso serviço / provedores de hospedagem para garantir que os detalhes dos cidadãos estão seguros e não pode ser invadido, me disse, por e-mai, o fundador do Open Ministry, Joonas Pekkanen. "[O sistema verifica] a identidade das pessoas por meio de APIs oferecidas pelos bancos e operadoras móveis. Então, as pessoas podem assinar as iniciativas on-line com os códigos bancários on-line ou de seus telefones celulares. "

Além disso, os bancos e operadores estão oferecendo o uso de suas APIs de verificação forte de graça, como parte de suas políticas de responsabilidade social. Bem-vindo à Finlândia!

Poderia funcionar em outros lugares?

Existem semelhanças claras a serem encontradas entre o modelo finlandês e que estão sendo experimentadas pelo Partido Pirata alemão, mas a plataforma Open Ministry ("Ministério Aberto") é um pouco menos radical e menos propensos a ser descarrilada por edição colaborativa infinita. O primeiro lote de propostas na plataforma finlandesa é muito variado: a proibição de produção de peles, uma exigência para todas as aquisições de software público para levar em conta os dados e APIs abertos , a proibição de bebidas energéticas para menores de 16 anos, e um referendo sobre as restritivas leis de álcool da Finlândia (o governo tem o monopólio e os preços são muito altos).

Assumindo que obtenham as suas 50.000 assinaturas (a pêlo pecuária já acumulou 43.500 assinaturas em papel), cada um terá de ser votado pela Eduskunta. Compare isso com, por exemplo, o sistema do Reino Unido - há, uma e-petição que obtenha 100.000 apoiadores ganha o prêmio de ser considerada por um governo de back-office e, talvez, ser discutida no Parlamento.

Mas poderia funcionar em outros lugares? No nível técnico, há pouca razão por que não. Na verdade, a plataforma Open Ministry ("Ministério Aberto") é (naturalmente) de código aberto e disponível no GitHub. "Nós incentivamos qualquer um a desembolsar e contribuir para ele e usá-lo em outros países também", disse Pekkanen.

Mas um monte de direcionadores para a abertura tem uma base cultural e política. Talvez tenha algo a ver com os invernos frios (como sugerido a mim por representantes do Fundo de Inovação Finlandês, em Helsinki, esta semana) ou suas pequenas populações, mas os países nórdicos tendem a ter sociedades relativamente próximas, onde as pessoas são entusiasmadas com participação na vida cívica. Politicamente, a Islândia oferece um grande exemplo com a sua constituição parcialmente crowdsourced.

E em termos de consciência cívica projetos de tecnologia que capitalizar sobre dados abertos, a Finlândia tem uma lista particularmente impressionante. Apenas alguns exemplos:

O projeto da região de Helsinki, Infoshare, que reúne e disponibiliza conjuntos de dados municipais.

APIs para auditoria de dados oficiais de financiamento de campanhas.

A digitalização crowdsourced de arquivos nacional da Finlândia.

Essa atividade dar-e-receber é, com alguns projetos gerando confiança entre cidadãos e governo, e outros que se beneficiam da confiança que já está lá, em primeiro lugar - as pessoas são menos susceptíveis de contribuir para um projeto oficialmente sancionado, se eles pensam que é inútil ou de exploração. A título de exemplo um pouco frívolo, mas em que lugar, como a Finlândia você encontraria registros cooperativa de um paciente nacional de saúde com este slogan? [Veja vídeo no site]

Fãs de democracias orientadas pela tecnologia, em outros países, podem não encontrar o ambiente propício para a legislação crowdsourced agora mas, por outro lado, acaba sendo um modelo para estudar. Se a legislação crowdsourced for funcionar em qualquer lugar, a Finlândia seria o lugar certo para que isso aconteça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário