sábado, 6 de outubro de 2012

CONHEÇA O PORQUÊ SOMOS OBRIGADOS A VOTAR E O VERDADEIRO DESTINO DO SEU VOTO! Querendo ou não, o seu voto ajuda a reeleger OUTRO candidato ainda que você tenha horror por ele!


Você sabe o que isso significa? Significa que é quase impossível que o  seu voto ajude a eleger o candidato do qual você votou, caso ele seja novato, inexperiente e não público. Mas tenha a certeza de que, querendo ou não, o seu voto ajuda a reeleger OUTRO candidato ainda que você tenha horror por ele!

 Isso explica o porquê nos surpreendemos, quando percebemos que um determinado político inescrupuloso é sempre reeleito. Também significa que somos claramente feitos de bobos pela hipocrisia das campanhas eleitorais, ou mesmo os comerciais sobre política, que nos ensinam a votar com consciência!


CONHEÇA O PORQUÊ SOMOS OBRIGADOS A VOTAR E O VERDADEIRO DESTINO DO SEU VOTO!



O número de candidatos eleitos a vereadores variam de acordo com os municípios, tendo o mínimo de 9 e o máximo de 55 vagas. Cada partido pode lançar candidatos até 1.5 vezes o nº de vagas. Havendo coligações entre dois ou mais partidos o nº de candidatos pode ser até 2 vezes maior que as vagas disponíveis. Por exemplo: Para uma câmara com 9 vereadores, cada partido pode lançar até 14 candidatos. No caso de coligações entre dois partidos, cada coligação pode lançar até 18 candidatos. Ficando assim: Duas coligações, total de 36 candidatos. Três coligações até 54 candidatos.

Mas como saberemos o nº de votos necessários para que o candidato seja eleito? Vamos entender:

Será somado o nº de votos válidos, por município, e depois divididos pelo nº de vagas do partido. Por exemplo: 9 mil votos válidos, divididos por 9 vagas, que é igual a 1.000. Logo, cada vaga na câmara precisará de 1.000 votos para que seja preenchida. Porém! Ainda que o seu candidato consiga um nº de votos superior a 1.000, isso não quer dizer que o mesmo será eleito. Parece difícil de entender não é? Pois é, é justamente nesse ponto que somos covardemente USADOS pelos poderosos, que nos obrigam a ir votar!

Preste atenção! Dificilmente um único candidato recebe o nº de votos exigido por vaga para ser eleito. Por conta disso, cada partido lança um nº de candidatos muito maior que o nº de vagas, dando-lhes todo apoio, inclusive custeando todos os gastos da campanha (com o nosso dinheiro) para que possa SOMAR o total de votos de cada candidato afim de que todas as vagas do partido sejam preenchidas. Esse é o chamado SISTEMA DE VOTO PROPORCIONAL. Mesmo que um candidato tenha recebido pouquíssimos votos, e que não exista a menor chance do mesmo ser eleito, os seus votos serão somados aos demais. Em outras palavras: Os votos dos candidatos servem, primeiramente para que o partido possa alcançar votos suficientes para preencher as vagas.

E quem são os candidatos que preenchem essas vagas?

São os candidatos que receberem maior nº de votos. Bem, é claro que isso faz sentido e é compreensível! Desde que o candidato tenha alcançado o maior nº de votos, seja ele quem for que assuma o seu lugar na câmara! Acontece que, na maioria das vezes esses candidatos são os políticos antigos. Graças as suas experiências, o natural é que recebam mais votos que os novatos durante a campanha! Mas, mesmos os políticos experientes dificilmente conseguem votos suficiente para serem eleitos.

Por conta disso, convencem os novos candidatos com a promessa de ajudá-los a se eleger, quando na verdade, só estão ganhando votos através dos mesmos! Você sabe o que isso significa? Significa que é quase impossível que o seu voto ajude a eleger o candidato do qual você votou, caso ele seja novato, inexperiente e não público. Mas tenha a certeza de que, querendo ou não, o seu voto ajuda a reeleger OUTRO candidato ainda que você tenha horror por ele!

Por exemplo: No ano de 2002 apenas o candidato Enéias Carneiro, do PRONA, obteve 1.573.112 de votos e que preencheu 6 cadeiras! Apesar do sistema de voto proporcional não ser arbitrário, já que é permitido por lei, é completamente contrário à razão e cala a nossa voz! Isso explica o porquê nos surpreendemos, quando percebemos que um determinado político inescrupuloso é sempre reeleito. Também significa que somos claramente feitos de bobos pela hipocrisia das campanhas eleitorais, ou mesmo os comerciais sobre política, que nos ensinam a votar com consciência!

Que consciência se somos completamente impotentes diante dos poderosos que ditam as regras? Que consciência se votamos em um candidato e ajudamos a reeleger os políticos corruptos? Somos estimulados a irmos votar e em exercermos o nosso direito de cidadania. Ora não existe direito de cidadania, quando o poder que o rege é antidemocrático! Que direito de cidadania é esse, que o meu voto ajuda a reeleger um político que eu gostaria que saísse? Que direito de cidadania é esse, que o meu voto ajuda, inclusive, a eleger políticos de outros partidos, no caso coligações?

A verdade é que não temos nenhuma liberdade de expressão nas urnas. Esse é o sistema de política do Brasil, que continua sendo regido pela DITADURA e disfarçado de DEMOCRACIA!

Se quiséssemos reeleger os políticos corruptos, daríamos os nossos votos para eles!

Mas, se nos unirmos ainda podemos virar esse jogo! Um nº de votos nulos iguais ou superiores ao nº de votos válidos anulam as eleições! Vamos nos unir, e em massa, votarmos nulo em protesto contra tanta corrupção e impunidade. Vamos exigir mudanças na Legislação Brasileira. Sabemos que é difícil, mas não é impossível! Uma eleição anulada por conta dos votos nulos obriga que seja feita outra eleição com NOVOS CANDIDATOS! Isso nos permite tirarmos muitos corruptos do poder de uma só vez! Caso não estejamos satisfeitos, isto é, caso as nossas exigências não sejam cumpridas, continuamos a votar nulo! Também se anularmos os nossos votos, não estaremos compactuando com o sistema DOS VOTOS PROPORCIONAIS! 

Obs.: Agora que você conhece o sistema de voto proporcional, e logicamente se indignou com esse sistema antidemocrático, dê aos seus parentes, amigos e conhecidos o direito de o conhecerem também. Compartilhe este texto. Coloque em seu Facebook.

Entre no LINK:http://www.facebook.com/groups/219411364837382/ e conheça o grupo “A ÚNIÃO FAZ A FORÇA”


Ver também:


Adicionar legenda


Nenhum comentário:

Postar um comentário