sábado, 15 de junho de 2013

Efeito Obama? 1984, o livro, a mil na lista dos bestsellers - 10 Curiosidades sobre 1984, o romance que Obama está querendo pôr em prática...

Violação de privacidade - Obama diz que americanos não são vigiados - Barack Obama, concedeu coletiva de imprensa em um hotel em San Jose, na Califórnia (EUA), para esclarecer sobre o programa responsável por grampear dados telefônicos de milhões no país. O presidente afirmou que o programa "ajuda a obter pistas de possíveis terroristas" e que ninguém ouve os telefonemas dos cidadãos americanos Leia mais Jewel Samad/AFP


 
Efeito Obama? 1984, o livro, a mil na lista dos bestsellers
Editor do UOL Tabloide 11/06/2013 10:49



Se você quer uma imagem do futuro, imagine uma bota pisando um rosto humano para sempre.*
*A frase não é nossa, mas do livro de Orwell, célebre distopia (o contrário de utopia; em vez de sonho, pesadelo) sobre o que pode acontecer quando um governo tem poder demais e resolve usá-lo para, digamos, proteger seus cidadãos.
Agora, se você quer uma imagem do presente, imagine uma loja virtual faturando milhões com um livro escrito em 1948 (publicado em 1949).
Olho no lance: se tem gente seguindo você fora do Twitter, quem poderá te defender?

Está acontecendo agora na Amazon, a gigante das vendas online: o livro "1984″, de George Orwell, disparou na lista do site. Até o momento desta postagem, o livro registrava alta de 290% nas vendas. Em termos absolutos, pulou do 914º pro 214º lugar no ranking dos mais vendidos nas últimas 24 horas.

O porquê da disparada é incerto. Pode ter a ver com o 64º aniversário da obra, celebrado no último dia 6, mas há quem veja aí uma relação com as recentes revelações de que os EUA de Barack Obama montaram uma central de grampos que monitora milhões.

Se o Grande Irmão estiver mesmo observando você, talvez seja uma boa entender melhor quando, como e onde isso tudo vai parar.
Ou vai ver a moçada só tem receio do Obama olhando seu e-mail?

 
10 Curiosidades sobre 1984, o romance que Obama está querendo pôr em prática...


recente escândalo e vazamento do potencial americano de bisbilhotar e ter acesso aos dados pessoais, inclusive de cidadãos não americanos trouxe à tona novamente as referências ao romance 1984, de George Orwell que retrata a existência de um estado onipresente, vigilante e censurador. O Episódio fez inclusive aumentar em 7.000% as vendas do livro na Amazon. Aproveitando o tema, o Listas Literárias traz 10 curiosidades sobre o livro, e convida vocês para uma mobilização contra toda essa vigilância. Quem curtir, ou no caso não curtir estar sendo espionado, é só tuitar algo com a #ObamaNãoFilmaEu.
 

Governo Obama avalia danos com revelações sobre NSA



Por Mark Hosenball

WASHINGTON, 11 Jun (Reuters) - O governo Obama lançou uma auditoria interna para avaliar danos à segurança nacional após Edward Snowden divulgar os principais detalhes secretos dos programas de espionagem da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês), disse um alto funcionário de inteligência dos EUA à Reuters.

A auditoria é separada de uma investigação inicial sobre vazamento criminoso aberta pelo Departamento de Justiça, disse o funcionário.

A iniciativa do governo vai analisar a extensão dos danos a programas de segurança nacional após a revelação não-autorizada de detalhes sobre a coleta de dados de telefonemas e emails feita pela NSA, disse o funcionário.
Ela será coordenada pela Executiva Nacional de Contrainteligência, uma ramificação do gabinete do diretor de inteligência nacional, disse o funcionário.

Um ex-funcionário do governo dos EUA disse que entre as questões a serem abordadas por tal auditoria estaria avaliar se os vazamentos levaram a perdas de fontes ou métodos e à alienação daqueles que cooperaram.
A auditoria, provavelmente, também vai documentar a inteligência gerada por cada programa, disse o ex-funcionário.

Mark Zaid, um advogado que se especializou em representar funcionários públicos sob investigação, disse que a auditoria também poderia buscar conversas entre os alvos de inteligência para ver se mudaram as táticas devido aos vazamentos.

Snowden forneceu informações para reportagens publicadas na semana passada que revelaram um amplo monitoramento realizado pela NSA sobre chamadas telefônicas e dados de Internet em um vazamento de segurança mais significativos na história dos EUA.



1984-Sinopse
No livro conta-se a história de Winston, um apagado funcionário do Ministério da Verdade da Oceania e de como ele parte da indiferença perante a sociedade totalitária em que vive, passa à revolta, levado pelo amor por Júlia e incentivado por O'Brien, um membro do Partido Interno com quem Winston simpatiza; e de como acaba por descobrir que a própria revolta é fomentada pelo Partido no poder. E também de como, no Quarto 101, o chamado "pior lugar do mundo", todo homem tem os seus limites.

A trama se passa na Pista No. 1, o nome da Inglaterra sob o regime totalitário do Grande Irmão (no original, Big Brother) e sua ideologia IngSoc (socialismo inglês), e conta a história de Winston Smith, funcionário do Ministério da Verdade, um órgão que cuida da informação pública do governo. Diariamente, os cidadãos devem parar o trabalho por dois minutos e se dedicar a atacar histericamente o traidor foragido Emmanuel Goldstein e, em seguida, adorar a figura do Grande Irmão. Smith não tem muita memória de sua infância ou dos anos anteriores à mudança política e, ironicamente, trabalha no serviço de rectificação de notícias já publicadas, publicando versões retroactivas de edições históricas do jornal The Times. Estranhamente, ele começa a interessar-se pela sua colega de trabalho Julia, num ambiente em que sexo, senão para procriação, é considerado crime. Ao mesmo tempo, Winston é cooptado por O'Brien, um burocrata do círculo interno do IngSoc que tenta cooptá-lo a não abandonar a fé no Grande Irmão.

De fato, Mil Novecentos e Oitenta e Quatro é uma metáfora sobre o poder e as sociedades modernas. George Orwell escreveu-o animado de um sentido de urgência, para avisar os seus contemporâneos e as gerações futuras do perigo que corriam, e lutou desesperadamente contra a morte - sofria de tuberculose - para poder acabá-lo. Ele foi um dos primeiros simpatizantes ocidentais da esquerda que percebeu para onde o stalinismo caminhava e é aí que ele vai buscar a inspiração - lendo Mil Novecentos e Oitenta e Quatro percebe-se que o Grande Irmão é baseado na visão de Orwell sobre os totalitarismos de vária índole que dominavam a Europa e Ásia na época. Stalin, também Hitler e Churchill foram algumas das figuras que inspiraram Orwell a escrever o romance.

O Estado controlava o pensamento dos cidadãos, entre muitos outros meios, pela manipulação da língua. Os especialistas do Ministério da Verdade criaram a Novilíngua, uma língua ainda em construção, que quando estivesse finalmente completa impediria a expressão de qualquer opinião contrária ao regime. Uma das mais curiosas palavras da Novilíngua é a palavra duplipensar que corresponde a um conceito segundo o qual é possível ao indivíduo conviver simultaneamente com duas crenças diametralmente opostas e aceitar ambas. Os nomes dos Ministérios em 1984 são exemplos do duplipensar. O Ministério da Verdade, ao rectificar as notícias, na verdade estava mentindo. Porém, para o Partido, aquela era a verdade. Assim, o conceito de duplipensar é plausível a um cidadão da Oceania.

Outra palavra da Novilíngua era Teletela, nome dado a um dispositivo através do qual o Estado vigiava cada cidadão. A Teletela era como que um televisor bidirecional, isto é, que permitia tanto ver quanto ser visto. Nele, o "papel de parede" (ou seja, quando nenhum programa estava sendo exibido) era a figura inanimada do líder máximo, o Grande Irmão.

No livro, Orwell expõe uma teoria da Guerra. Segundo ele, o objectivo da guerra não é vencer o inimigo nem lutar por uma causa. O objetivo da guerra é manter o poder das classes altas, limitando o acesso à educação, à cultura e aos bens materiais das classes baixas. A guerra serve para destruir os bens materiais produzidos pelos pobres e para impedir que eles acumulem cultura e riqueza e se tornem uma ameaça aos poderosos. Assim, um dos lemas do Partido, "guerra é paz", é explicado no livro de Emmanuel Goldstein: "Uma paz verdadeiramente permanente seria o mesmo que a guerra permanente".



-- 
 -- 
 
Atenciosamente.
Claudio Estevam Próspero 

http://mitologiasdegaia.blogspot.com/ (Blog: Mitologias de Gaia)
http://criatividadeinovao.blogspot.com/ (Blog: Criatividade e Inovação)
http://redessociaisgovernanaliderana.blogspot.com/ (Blog:Governança e Liderança em Redes Sociais)
http://reflexeseconmicas.blogspot.com/ (Blog: Reflexões Econômicas)
http://poltica20-yeswikican.blogspot.com/ (Blog: Política 2.0 - Yes, WIKI CAN)
http://mobilidadeurbana-prosperoclaudio.blogspot.com/  (Blog: Mobilidade Urbana)
**  http://automacao-inteligencia-organizacional.blogspot.com.br/ (Blog: Automação e Inteligência Organizacional)
http://www.portalsbgc.org.br/sbgc/portal/ (Comunidade Gestão Conhecimento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário