domingo, 25 de novembro de 2018

Origens Nacionalismo (Ideologia): Uma das Principais Bases dos Fascismos


Clique na imagem: Ampliar

Minhas Anotações da (1a. aula) - (com complemento de dados de pesquisas) - de:


Revolução Francesa:
  De: Monarquia Absolutista - Rei: "Eu sou o Estado"
    para: República (Constituição)

Constituição:
  Direitos do Povo
  Limites do Estado

Napoleão:
  Monarquia com Racionalismo Burocrático da República

1815:
  Derrota de Napoleão
  Restaurações das Monarquias Europeias
  1820: vários Movimentos Constitucionais (revoltas)


1848:
  Movimentos reivindicam Unificações Alemã e Italiana
  Movimentos Autonomia internos ao Império Áustria
     Autonomia Húngaros: Império Austro-Húngaro
   
1871: Guerra com França 
         (por Alsácia Lorena: região francesa com predominância germânica)
         Bismarck (chanceler prussiano desta unificação)
         Origem conflitos Alemanha e França -
         1a. e 2a. Guerra Mundial

Nos Mapas as mudanças da Europa nesta época


                              Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Europe_1848_map_en.png




Pobreza gerada nos Movimentos de 'Fim dos Impérios':  
        1a. Revolução Russa, que não fez a paz
Um parlamento, a Duma foi estabelecido em 1906, porém a agitação política e social continuou e foi agravada durante a Primeira Guerra Mundial pelas derrotas militares e escassez de alimentos. As revoluções de fevereiro e de outubro (veja Revolução Russa) levou os bolcheviques ao poder em 1917.
Em 15 de novembro de 1917 os bolcheviques promulgaram a Declaração de Direitos dos Povos da Rússia que se tornou a base legal para a secessão de diversas partes do ex-Império Russo. Muitos daqueles territórios independentes foram posteriormente reincorporados como repúblicas da União Soviética.  
         2a. (Bolchevique) paz com tratado de devolução de territórios
               (Alemanha substituí Inglaterra como aliado)
guerra civil russa foi um conflito armado que eclodiu em abril de 1918 e terminou em 1922. Durante este período, exércitos e milícias de diversos matizes políticos se enfrentaram com o objetivo de implantar seu próprio sistema. As partes em conflito incluíram ex-generais Tzaristas, republicanos liberais (os cadetes), o exército vermelho (bolchevique), milícias anarquistas (o Exército Insurgente Makhnovista) e tropas de ocupação estrangeiras. O Exército Vermelho foi o único vencedor do conflito, após o qual foi criado o Estado Soviético, sob liderança inconteste dos bolcheviques.
Aproveitando-se do verdadeiro caos em que o país se encontrava, as nações aliadas da primeira guerra mundial resolveram intervir a favor dos brancos (Tzaristas e liberais). Tropas inglesas, francesas, americanas e japonesas desembarcaram tanto nas regiões ocidentais (Crimeia e Geórgia) como nas orientais (ocupação de Vladivostok e da Sibéria Oriental). Seus objetivos eram: derrubar o governo bolchevique (que era pela paz com a Alemanha) e instaurar um regime favorável à continuação da Rússia na guerra; mas talvez seu objetivo maior fosse evitar a "contaminação" da Europa Ocidental pelos ideais comunistas - daí a expressão utilizada por Clemenceau, Presidente da França - de "cordon sanitaire".
No terreno econômico, devido a situação de emergência e pelo próprio ímpeto revolucionário, o partido bolchevique instituiu o "comunismo de guerra". O dinheiro e as leis do mercado foram abolidas, sendo substituídos por uma economia dirigida baseada no confisco de cereais produzidos pelos camponeses. Naturalmente estas medidas criaram um desestímulo a plantio, levando-os a produzirem exclusivamente para o sustento de suas famílias. O resultado foi catastrófico. Os centro urbanos ficaram sem alimentos, provocando um êxodo urbano - (Petrogrado e Moscou viram sua população reduzir-se pela metade). A fome de 1921 transformou-se numa das maiores tragédias da Rússia moderna - milhões pereceram.  
https://pt.wikipedia.org/wiki/História_da_Rússia#Revolução_Russa

       
       Mussolini - Nacionalismo surpreende Socialistas: 
Luta de Classe = Solidariedade entre Povos => não se confirma na 1a. Guerra. Socialistas, na Alemanha e outros países, apoiam a 1a. Guerra (Nacionalismos).
Mussolini (figura destacada do Socialismo Italiano) é a favor da Guerra, ao contrário da decisão do Partido 
=> expulso do partido Socialista Italiano
=> participa da 1a Guerra: "Guerra moldou solidariedade italiana =>  Socialismo fracassou => Nacionalismo mais forte
=> funda as Fasci di combattimento (símbolo romano - ver figura) 

Fascismo é um regime autoritário criado na Itália, que deriva da palavra italiana fascio, que remetia para uma "aliança" ou "federação". Originalmente o fascismo foi um movimento político fundado por B. Mussolini em 23 de Março de 1919 e no seu início era composto por unidades de combate (fasci di combattimento).

       Hitler: "Facada nas costas" 
=> discurso de "derrubada da Monarquia - por traidores Comuno - Judaico - Socialistas levou ao Fim da 1a. Guerra, com derrota da Alemanha" que, pela propaganda, estava ganhando"enquanto os dados a mostram exaurida pela guerra, na época - utilizado para levar o partido nazista (Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei, ou Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, que adotou a sigla oficial NSDAP).
A palavra “nazista” era um termo de abuso popularizado pelos oponentes de Hitler, uma vez que derivado de um termo condescendente usado para descrever caipiras bávaros. Ou seja, os nazistas reais da pré Segunda Guerra Mundial e da Segunda Guerra Mundial quase nunca foram referidos como “nazistas”. 
SAIBA MAIS:  
Nazistas: um guia de campo moderno
escrito por Jonathan Kay - Publicado em 31 de outubro de 2018
TRADUÇÃO  
PARTE DE : 

               Pós Verdade: a Contribuição das Esquerdas => Corrupção de Significados, Fake News, etc.

      https://poltica20-yeswikican.blogspot.com/2018/11/pos-verdade-contribuicao-das-esquerdas.html  

História do Fascismo
O que é, ideologia, países em que existiu, contexto histórico, objetivos, bibliografia, líderes

Introdução 

Entre as décadas de 1920 e 1940, surgiu e desenvolveu-se, em alguns países da Europa, o fascismo. Era um sistema político, econômico e social que ganhou força após a Primeira Guerra Mundial, principalmente nos países em crise econômica (Itália e Alemanha). Na Itália, o fascismo foi representado pelo líder italiano Benito Mussolini. Na Alemanha, Adolf Hitler foi o símbolo do fascismo, que neste país ganhou o nome de nazismo. 

Este sistema terminou com a derrota do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) na Segunda Guerra Mundial (1939-45). 

Principais características e ideias do fascismo:

- Totalitarismo: o sistema fascista era antidemocrático e concentrava poderes totais nas mãos do líder de governo. Este líder podia tomar qualquer tipo de decisão ou decretar leis sem consultar políticos ou representantes da sociedade. 

- Nacionalismo: entre os fascistas era a ideologia baseada na ideia de que só o que é do país tem valor. Valorização extrema da cultura do próprio país em detrimento das outras, que são consideradas inferiores.

- Militarismo: altos investimentos na produção de armas e equipamentos de guerra. Fortalecimento das forças armadas como forma de ganhar poder entre as outras nações. Objetivo de expansão territorial através de guerras.

- Culto à força física: Nos países fascistas, desde jovens os jovens eram treinados e preparados fisicamente para uma possível guerra. O objetivo do estado fascista era preparar soldados fortes e saudáveis.

- Censura: Hitler e Mussolini usaram este dispositivo para coibir qualquer tipo de crítica aos seus governos. Nenhuma notícia ou ideia, contrária ao sistema, poderia ser veiculada em jornais, revistas, rádio ou cinema. Aqueles que arriscavam criticar o governo eram presos e até condenados a morte.

- Propaganda: os líderes fascistas usavam os meios de comunicação (rádios, cinema, revistas e jornais) para divulgarem suas ideologias. Os discursos de Hitler eram constantemente transmitidos pelas rádios ao povo alemão. Desfiles militares eram realizados para mostrar o poder bélico do governo.

- Violência contra as minorias: na Alemanha, por exemplo, os nazistas perseguiram, enviaram para campos de concentração e mataram milhões de judeus, ciganos, homossexuais e até mesmo deficientes físicos.

- Antissocialismo: os fascistas eram totalmente contrários ao sistema socialista. Defendiam amplamente o capitalismo, tanto que obtiveram apoio político e financeiro de banqueiros, ricos comerciantes e industriais alemães e italianos.

Curiosidades: 

- Embora Itália e Alemanha tenham sido os exemplos mais nítidos de funcionamento do sistema fascista, em Portugal(governo de Salazar) e Espanha (governo de Francisco Franco), neste período, características fascistas se fizeram presentes. 

- A palavra fascismo tem origem na palavra fasci que significa, em italiano, "feixe". O feixe de lenha amarrado foi um símbolo muito usado em Roma Antiga. Simbolizava a força na união, pois um galho sozinho pode ser quebrado, porém unidos tornam-se bem resistentes. Benito Mussolini resgatou este símbolo ao fundar o Partido Nacional Fascista em 1922. O símbolo deste partido era o feixe de lenha com um machado, tendo de pano de fundo as cores da bandeira italiana.

O fascismo na atualidade:

Embora tenha entrado em crise após a Segunda Guerra Mundial, alguns aspectos da ideologia fascista ainda estão presentes em alguns grupos e partidos políticos. Na Europa, por exemplo, existem partidos políticos que defendem plataformas baseadas na xenofobia (aversão a estrangeiros).


SOZI: abreviatura de Socialismo, em Alemão (usado pelos próprios socialistas). Começaram a chamar, pejorativamente, os adversários políticos - Nacionais Socialistas - de NAZI     

O nome completo do partido nazista era Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei, ou Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, que adotou a sigla oficial NSDAP. A palavra “nazista” era um termo de abuso popularizado pelos oponentes de Hitler, uma vez que derivado de um termo condescendente usado para descrever caipiras bávaros. Ou seja, os nazistas reais da pré Segunda Guerra Mundial e da Segunda Guerra Mundial quase nunca foram referidos como “nazistas”.   

Pós Verdade: a Contribuição das Esquerdas => Corrupção de Significados, Fake News, etc.



Socialistas Alemães eram Sociais Democratas => Hitler: "Democracia levaria à marxismo"  

Democratas Cristãos: elites parlamentares => Hitler os achava manipuladores 

Hitler => Democracia Germânica com o Povo (as Massas) aclamando o Líder Supremo (portanto: Nacional Socialista (das massas e não Luta de Classes)


Socialismos: história movida pela Luta de Classes 
=> eliminação das classes - após Ditadura do Proletariado (substituindo a Classe Dominante por "Representantes do Povo" - igualdade total 
=> Nomenklatura: domínio do Estado pelos 'Mais Iguais' - que nunca "conseguem eliminar o estado e chegar na Igualdade" (modo irônico ON: "quem pega o osso não o larga")

Fascismos: história movida pela Luta de Raças => escravizar ou eliminar 'raças inferiores' para atender necessidades dos Senhores ('raça superior') e não permitir a contaminação genética pelas 'raças inferiores'

Nenhum comentário:

Postar um comentário