Mostrando postagens com marcador politica2_0. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador politica2_0. Mostrar todas as postagens

sábado, 6 de outubro de 2012

Finlândia está prestes a começar a usar o crowdsourcing para criar novas leis


Sep 20, 2012 - 9:17AM PT
Finland is about to start using crowdsourcing to create new laws
http://gigaom.com/europe/online-crowdsourcing-can-now-help-build-new-laws-in-finland/

Tradução:  https://www.facebook.com/InternetocraciaBrasil?fref=ts   (23/09/2012)

20 de setembro de 2012 - 09:17 PT
Finlândia está prestes a começar a usar o crowdsourcing para criar novas leis


O governo finlandês aprovou a tecnologia por trás de uma nova plataforma "‘Open Ministry’", que funcionará como um hub para os cidadãos que querem novas leis votadas no Parlamento do país. Mas isso poderia funcionar em outros lugares?

Quem faz as leis? Na maior parte do mundo democrático, é "solo sagrado" dos representantes eleitos. Mas, na Finlândia, a tecnologia está prestes a fazer democracia significativamente mais direta.

No início deste ano, o governo finlandês habilitou algo chamado de "iniciativa de cidadania", através do qual os eleitores registrados podem propor novas leis - se eles podem obter 50.000 de seus concidadãos para apoiá-los no prazo de seis meses, então o Eduskunta (o parlamento finlandês) é forçado a votar a proposta.

Agora este crowdsourced sistema legislativo está prestes a estar Online através de uma plataforma chamada do "‘Open Ministry’. A organização sem fins lucrativos tem recolhido assinaturas para várias propostas em papel, desde 1 de Março, quando a iniciativa de cidadãos entrou, mas um par de dias atrás, o governo aprovou o mecanismo de identificação eletrônica que sustenta a versão digital da plataforma. Isso significa que ele já pode ir ao ar em 01 de outubro.

"A Autoridade de Segurança Nacional de Comunicações auditou nosso código, nossas políticas de segurança e nosso serviço / provedores de hospedagem para garantir que os detalhes dos cidadãos estão seguros e não pode ser invadido, me disse, por e-mai, o fundador do Open Ministry, Joonas Pekkanen. "[O sistema verifica] a identidade das pessoas por meio de APIs oferecidas pelos bancos e operadoras móveis. Então, as pessoas podem assinar as iniciativas on-line com os códigos bancários on-line ou de seus telefones celulares. "

Além disso, os bancos e operadores estão oferecendo o uso de suas APIs de verificação forte de graça, como parte de suas políticas de responsabilidade social. Bem-vindo à Finlândia!

Poderia funcionar em outros lugares?

Existem semelhanças claras a serem encontradas entre o modelo finlandês e que estão sendo experimentadas pelo Partido Pirata alemão, mas a plataforma Open Ministry ("Ministério Aberto") é um pouco menos radical e menos propensos a ser descarrilada por edição colaborativa infinita. O primeiro lote de propostas na plataforma finlandesa é muito variado: a proibição de produção de peles, uma exigência para todas as aquisições de software público para levar em conta os dados e APIs abertos , a proibição de bebidas energéticas para menores de 16 anos, e um referendo sobre as restritivas leis de álcool da Finlândia (o governo tem o monopólio e os preços são muito altos).

Assumindo que obtenham as suas 50.000 assinaturas (a pêlo pecuária já acumulou 43.500 assinaturas em papel), cada um terá de ser votado pela Eduskunta. Compare isso com, por exemplo, o sistema do Reino Unido - há, uma e-petição que obtenha 100.000 apoiadores ganha o prêmio de ser considerada por um governo de back-office e, talvez, ser discutida no Parlamento.

Mas poderia funcionar em outros lugares? No nível técnico, há pouca razão por que não. Na verdade, a plataforma Open Ministry ("Ministério Aberto") é (naturalmente) de código aberto e disponível no GitHub. "Nós incentivamos qualquer um a desembolsar e contribuir para ele e usá-lo em outros países também", disse Pekkanen.

Mas um monte de direcionadores para a abertura tem uma base cultural e política. Talvez tenha algo a ver com os invernos frios (como sugerido a mim por representantes do Fundo de Inovação Finlandês, em Helsinki, esta semana) ou suas pequenas populações, mas os países nórdicos tendem a ter sociedades relativamente próximas, onde as pessoas são entusiasmadas com participação na vida cívica. Politicamente, a Islândia oferece um grande exemplo com a sua constituição parcialmente crowdsourced.

E em termos de consciência cívica projetos de tecnologia que capitalizar sobre dados abertos, a Finlândia tem uma lista particularmente impressionante. Apenas alguns exemplos:

O projeto da região de Helsinki, Infoshare, que reúne e disponibiliza conjuntos de dados municipais.

APIs para auditoria de dados oficiais de financiamento de campanhas.

A digitalização crowdsourced de arquivos nacional da Finlândia.

Essa atividade dar-e-receber é, com alguns projetos gerando confiança entre cidadãos e governo, e outros que se beneficiam da confiança que já está lá, em primeiro lugar - as pessoas são menos susceptíveis de contribuir para um projeto oficialmente sancionado, se eles pensam que é inútil ou de exploração. A título de exemplo um pouco frívolo, mas em que lugar, como a Finlândia você encontraria registros cooperativa de um paciente nacional de saúde com este slogan? [Veja vídeo no site]

Fãs de democracias orientadas pela tecnologia, em outros países, podem não encontrar o ambiente propício para a legislação crowdsourced agora mas, por outro lado, acaba sendo um modelo para estudar. Se a legislação crowdsourced for funcionar em qualquer lugar, a Finlândia seria o lugar certo para que isso aconteça.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Política 2.0 - Yes, WIKI CAN (Adaptação do slogan de Obama) - NetWeavers: os Novos Políticos? Para a Ágora Virtual - E você? Vai ficar aí só reclamando, como vítima indefesa? Ou vai assumir suas responsabilidades, tornando-se um CIDADÃO 2.0 ?

Política

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Política denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta arte aos negócios internos da nação (política interna) ou aos negócios externos (política externa).[1] Nos regimes democráticos,a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância.
A palavra tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em cidades-estado chamadas "polis", nome do qual se derivaram palavras como "politiké" (política em geral) e "politikós" (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos), que estenderam-se ao latim "politicus" e chegaram às línguas européias modernas através do francês "politique" que, em 1265 já era definida nesse idioma como "ciência do governo dos Estados".[2]
O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade,comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.
O livro de Platão traduzido como "A República" é, no original, intitulado "Πολιτεία" (Politeía).
Cquote1.svg
O homem é um animal político
Cquote2.svg

Índice

·         1 Acepções básicas
·         3 Política e poder
·         4 O fim da política
·         5 Política relacional
·         6 Política, moral e ética
·         8 Referências
·         9 Bibliografia
·         10 Ver também


Wiki

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Os termos wiki (pronunciado /uíqui/ ou /víqui/) e WikiWiki são utilizados para identificar um tipo específico de coleção de documentos em hipertexto ou o software colaborativo usado para criá-lo.
O termo "Wiki wiki" significa "extremamente-rápido" no idioma havaiano.
Este software colaborativo permite a edição colectiva dos documentos usando um sistema que não necessita que o conteúdo tenha que ser revisto antes da sua publicação.

Índice

·         1 Principais características
·         2 Referências
·         3 Ver também
·         4 Ligações externas


Yes we can

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Índice

·         1 Conceito
·         2 A homenagem
·         3 Ligações externas
·         4 Referências

[editar]Conceito

"Yes we can" foi o tema no ano de 2009 da propaganda política do candidato a presidência dos Estados Unidos Barack Obama na eleição de 2009. Esse tema sacudiu o Pais e trouxe esperança para o povo norte americano, eles queriam mudanças, o atual presidente da época "George W. Bush" tinha baixa tolerância do publico por causa de sua política externa e principalmente pela situação em que a economia americana se encontrava na época.

 

NETWEAVER


"Em Redes Sociais não se caça borboletas (amigos, parceiros, potenciais clientes, etc.), o que se faz é cuidar bem do Jardim."

Ouvi esta frase em uma apresentação do José Moniz, da ICS, alguns dias atrás.

Acho que ela diz muito sobre o que deve fazer um NETWEAVER: promover atividades interessantes - um belo Jardim - para que os participantes de uma Rede Social - as borboletas, aliás já ouve comentários em post (s) anteriores, creio que quando conversávamos sobre os 1% e os 99%, usando esta "analogia alada" - a freqüentem e com ela colaborem.

NETWEAVER: SOBRE A ARTICULAÇÃO E A ANIMAÇÃO DE REDES SOCIAIS (NETWEAVING)



HUB - Eixo / Ponto Central / Conector / Pessoa que tem um número muito alto de conexões em Rede(s) Social (ais) ?



Jesus: um grande 
netweaver que foi transformado em Ídolo por ...

21 maio 2010 ... E o problema é que essa “wikipédia” não está arquivada somente nos ...Creio que o Jesus histórico era um Netweaver [1] pois suas idéias não ...escoladeredes.ning.com/.../jesus-um-grande-netweaver-que


Ágora virtual

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ágora Virtual é um conceito que visa dar conta das transformações econômica, política e sociais provocadas pela "emergência do ciberespaço", do qual Pierre Lévy é um dos mais importantes pensadores.
A Ágora era a praça pública onde os antigos gregos atenienses reuniam-se para debater e deliberar acerca de suas questões políticas. Era ali que tomava corpo a ecclèsia, a assembléia dos cidadãos para decidirem sobre os destinos de sua pólis, da sua cidade.
A idéia é de que na época da cultura digital poder-se-á reviver o sentido político daquela Ágora.



A CONSTRUÇÃO DA 
ÁGORA VIRTUAL

A Construção da Ágora Virtual(*). Celso Candido. "Como Hércules, ele se encontrava, não entre o vício e a virtude, mas entre a mediocridade de um bem-estar ...caosmose.net/candido/.../AGORAVIRTUAL.htm - 

Ágora Virtual

17 set. 2010 ... A cada dia que passa, as pessoas utilizam mais e mais o mundo virtualcomo um meio de relacionamento, de pesquisa, estudos, ...agoravirtual1.blogspot.com/ - 
[PDF] 

Trabalho - Ágora virtual e democracia: novas demandas sociais ...

Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Visualização rápida
XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Santos – 29 de agosto a 2 de setembro de 2007. 1. Ágora virtual e democracia: novas demandas sociais ...
www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/.../R2353-1.pdf - 


 

Política 2.0


Howard Dean, o pioneiro da 
Política 2.0 « Jornalismo Digital

3 mar. 2010 ... A política 2.0 não começou com a campanha de Obama. Quatro anos antes, em 2004, Howard Dean inovou com sua campanha política de nicho: forte ...fabiomalini.wordpress.com/.../howard-dean-o-pioneiro-da-politica-2-0/


Os candidatos e a 
política 2.0 - O Globo

22 jul. 2010 ... Até pouco tempo atrás, o uso da rede ainda era feito de maneira tímida pela maioria dos candidatos. Agora, nesta campanha para as eleições ...oglobo.globo.com/.../22/os-candidatos-a-politica-2-0-917216890.asp 


CIBERATIVISMO - A 
POLÍTICA 2.0 - Ronald S Stresser Jr

2 jun. 2010 ... Este artigo busca compreender o Ciberativismo; que atualmente se mostra como uma nova e dinâmica forma de propaganda ideológica e política, ...www.scribd.com › School Work  Essays & Theses


POLÍTICA 2.0
 | Justics

19 set. 2009 ... O conceito de Política 2.0 está em ebulição. Com a ploriferação de redes sociais e blogs, as opiniões individuais e coletivas passaram a se ...www.marcelobechara.com.br/home/?p=451 

Profissional de Internet 3.0: Política 2.0 Redes Sociais

A minha esperança tem uma base: a política 2.0 e a atuação das redes sociais nas campanhas políticas. Muitos não sabem o que significa esse conceito 2.0 que ...profissionaldeinternet.blogspot.com/.../politica-20-redes-sociais.html - 

Cobertura política 2.0 | A Vida Como A Vida Quer

2 set. 2009 ... Desde que Barack Obama usou e abusou da web para sua campanha, tornando-se o candidato dos que não votavam nos EUA, passando pela reação dos ...www.samshiraishi.com/cobertura-politica-2-0/ - 


E você? Vai ficar aí só reclamando ? Ou vai se tornar um CIDADÃO 2.0 ?

Vamos obter nosso direito de DEMITIR os nossos “representantes nos conselhos de administração do Estado”, (vereadores, deputados, senadores), quando não estiverem legislando / fiscalizando como esperávamos, ao elegê-los?


http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQm6EuRbSroQAhTTlsAFMUlf_F7Rg4bK2F08xfVDAhZ_ByoBltyRw      http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQYPheqkiDTlD3aFtQ2ND6Dty4rOEkWuBgP8tYqifce68ib5Mz_Lw 


  http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ6z5LyfD_VPHF0n-rGGy-Nh1_OpXjijp-fojs8h_WOcBPSomdOlMpywmgcCA  BASTA:


Recall
 dos parlamentares | causes.com

Recall dos parlamentares. Catalisar campanha de assinaturas para projeto de lei de iniciativa popular que permita aos eleitores, em 2012, desde que aprovado até Outubro de 2011,  cassar os mandatos de representantes (deputados, senadores, vereadores) considerados “com defeito” em sua função parlamentar.

Recall dos parlamentares | causes.com

BLOG DO PROFESSOR PEIXOTO ::: O RECALL, OU A DESELEIÇÃO E REMOÇÃO DOSPARLAMENTARES IRRESPONSÁVEIS · Add a comment. Membership-milestone ...

MEMBERS. 373  (Hoje. Éramos 37 há uma semana !!)  (24/01)

MEMBERS. > 450  (25/01) 

QUINTA-FEIRA, 30 DE DEZEMBRO DE 2010
PROJETO DE LEI DE INICIATIVA POPULAR PARA DESELEGER PARLAMENTARES IRRESPONSÁVEIS
À LUTA, ELEITORES! “LEI DA DESELEIÇÃO”

Quem sabe assim eles terão mais cuidado com a aprovação de “maracutaias” como a exemplificada abaixo:

Edição do dia 26/01/2011
26/01/2011 07h42 - Atualizado em 26/01/2011 07h55

OAB recorre ao STF sobre farra das aposentadorias de ex-governadores

É dinheiro público, com aposentadorias que variam de R$ 15 mil a mais de R$ 20 mil. Um privilégio extinto pela Constituição.

É imoral, inconstitucional e injusto, diz a Ordem dos Advogados do Brasil. Por isso, a OAB decidiu recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a farra das aposentadorias para ex-governadores. É dinheiro público, com aposentadorias que variam de R$ 15 mil a mais de R$ 20 mil. Um privilégio extinto pela Constituição.
Quantos são casos de ex-governadores que recebendo esse tipo de benefício? É o que todo mundo quer saber, porque tem muitos estados que ainda não divulgaram este número. A Ordem dos Advogados do Brasil quer apenas que a Constituição seja cumprida: que os estados cancelem o pagamento das aposentadorias que foram extintas lá atrás, em 1988, pela Constituição. A OAB fala em gastos de R$ 30 milhões por ano com essas aposentadorias.
Mesmo quem teve passagens rápidas pelo governo recebe o dinheiro, como Humberto Bosaipo, que ficou dez dias como governador de Mato Grosso; e Leonel Pavan, que comandou Santa Catarina por nove meses. Também recebem o benefício outros quatro políticos que governaram o estado nos últimos 23 anos, depois que a nova Constituição foi aprovada. Cada um deles ganha R$ 22 mil de aposentadoria.
A filha do ex-governador Hercílio Luz, morto há 87 anos, recebe pensão de R$ 15 mil desde 1992. Pedro Pedrossian, que foi governador de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, recebe aposentadoria pelos dois estados. O ex-governador do Maranhão, Jackson Lago, que teve o mandato cassado, recebe o pagamento.
Outros seis ex-governadores também estão na lista de beneficiários no Maranhão. Em Rondônia, dez ex-governadores e cinco viúvas ganham mais de R$ 20 mil por mês. Na Paraíba, o pagamento vai para oito ex-governadores e seis dependentes.
<p style="mso-margin-top-alt:12.0pt;margin-right:0cm;margin-bottom:0cm; margin-left:35.4pt;margin-bottom:.0001pt;line-height:17.4pt;background-image: initial;background-attachment:initia
...

[Mensagem cortada]  Exibir toda a mensagem
image006.gifimage006.gif
1K   Visualizar   Baixar  
image007.gifimage007.gif
6K   Visualizar   Baixar  
 Responder
 Encaminhar
Responder

Claudio Estevam Próspero

 
mostrar detalhes 22:26 (1 hora atrás) 
- Mostrar texto das mensagens anteriores -
A discussão sobre esses pagamentos é antiga. Só voltou à tona porque ex-governadores que hoje são senadores, como Álvaro Dias, Jorge Viana e Pedro Simon, pediram para receber a aposentadoria.
“Não há sistema previdenciário algum que aguente ou suporte estar pagando um valor que não teve a correspondente contribuição. A aposentadoria tem de conforme proporcional ao que ele contribuiu. De outra forma, é um privilégio inaceitável, por mais importante que tenha sido o cargo exercido”, opina Walter Nunes, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça.
“É algo que agride a todos nós, até porque o trabalhador tem que trabalhar a vida inteira para conseguir uma mísera aposentadoria e tem de ralar muito. Portanto, isso efetivamente tem de estancar. Essa decisão está na mão do Supremo Tribunal Federal”, avalia o presidente da OAB, Ophit Cvalcante.
A Ordem dos Advogados do Brasil vai entrar na Justiça contra aposentadorias pagas a ex-governadores. No Supremo, uma ação está à espera de julgamento: é um pedido para acabar com o benefício pago a ex-governadores do Maranhão. Não é a primeira vez que à Corte vai julgar o assunto. Em 2007, os ministros consideraram inconstitucional a lei que autorizava o pagamento a ex-governadores de Mato Grosso do Sul.
Pelo menos, 13 estados continuaram pagando a aposentadoria mesmo depois da decisão do Supremo e apesar de a atual Constituição federal ter acabado com o pagamento para ex-governadores. O benefício foi mantido porque assembléias legislativas aprovaram leis estaduais.
“O que precisa indagar é se essa legislação estadual está conforme a Constituição Federal. O Supremo Tribunal Federal já decidiu que não”, diz o ex-ministro do STF, Carlos Veloso.
Pedro Pedrossian e Jorge Vianna afirmaram que as aposentadorias são garantidas por lei. Humberto Bosaipo, que ficou no cargo por dez dias, disse que já pediu a suspensão do pagamento, mas continua recebendo. O senador Álvaro Dias declarou que vai doar o dinheiro para instituições de caridade.
O senador Pedro Simon disse que só pediu a aposentadoria no fim do ano passado e que, ao terminar o mandato de senador, vai optar entre a aposentadoria de ex-governador ou a de ex-senador. Leonel Pavan declarou que não pretende continuar recebendo o benefício se ele for considerado ilegal. Jackson Lago não foi encontrado para comentar o assunto.

Sobre a “conversa para boi dormir” abaixo, em minha opinião (até eu sei obter recibos de doações não feitas), ouça os comentários da COLUNA LIBERDADE DE EXPRESSÂO da CBN, nesta manhã

(A coluna de hoje ainda não está no site)
WikiLeaks: o aprofundamento da 
liberdade de expressão e - CBN - A ...

13 dez. 2010 ... WikiLeaks: o aprofundamento da liberdade de expressão e os ...cbn.globoradio.globo.com/.../cbn.../WIKILEAKS-O-APROFUNDAMENTO-DA-LIBERDADE-DE-EXPRESSAO-E-OS-LIMITES-DA-...

Álvaro Dias diz ter requerido aposentadoria para doar a obras assistenciais

Para comprovar, senador levou dois recibos assinados pela presidente de uma creche de Curitiba atestando que ele doou os dois meses de aposentadoria já recebidos

21 de janeiro de 2011 | 16h 54


Evandro Fadel, de O Estado de S.Paulo
CURITIBA - O senador Álvaro Dias (PSDB) disse nesta sexta-feira, 21, em Curitiba, que requereu a aposentadoria como ex-governador do Paraná (1987-1991) para doar os valores a instituições de caridade. O mesmo pretende fazer caso o governo do Estado autorize o recebimento de valores retroativos de cinco anos, que se estima alcance R$ 1,6 milhão. Ele apresentou dois recibos de R$ 18.673,21, valor líquido que teria recebido em novembro e dezembro como ex-governador aposentado, assinados pela presidente da Assistência Social Santa Bertilla Boscardin. Ninguém atendeu o telefone na creche ontem à tarde.
Dias destacou que, quando assumiu o governo, enviou um projeto à Assembléia Legislativa para acabar com a aposentadoria que já existia à época, mas acabou arquivado. Posteriormente, a questão foi sacramentada na Constituição do Estado. Ele disse que, ao sair do governo, ficou oito anos sem mandato, sem requerer o benefício. "Não sabia a quanto teria direito, mas agora li na imprensa que em cinco anos seriam R$ 1,6 milhão, então em 20 anos seriam R$ 6,4 milhões. Eu fiz essa doação ao governo do Paraná", reforçou. "Não sei o que o governo fez com esse dinheiro, mas espero que tenha feito boa aplicação."
Segundo ele, constitucionalmente o valor lhe pertence. No entanto, pediu apenas os últimos cinco anos devido à legislação trabalhista. Dias acentuou que a ideia de fazer a doação a entidades de assistência social foi levantada em 2007. E ressaltou que uma das entidades que pretende ajudar é o Pequeno Cotolengo, que atende crianças desamparadas em Curitiba, para o qual disse já ter destinado valores de convocação extraordinária do Senado. "Para ter autoridade de adotar o modelo de mandato que adotei", justificou. "Mas nunca alardeei isso."
De acordo com ele, a idéia foi deixada de lado em 2007, pois já começava a se discutir a campanha eleitoral. "Agora retomei e não pretendia fazer propaganda, mas houve quem o fez de forma eficiente", criticou. "Não pretendo nenhum dividendo eleitoral, mas agora vou ter de dar publicidade." A possível concessão dos valores retroativos ainda é analisada pela Procuradoria-Geral do Estado. "Enquanto eu era exceção nunca fui notícia, quando passei a ser a regra sou notícia", disse. Antes dele, outros seis ex-governadores já recebiam os valores. Junto com Dias foi aprovada a aposentadoria para o ex-governador e hoje senador Roberto Requião (PMDB).
Dias disse que recebe líquido, no Senado, menos de R$ 11 mil, e que abriu mão da verba de representação, no valor de cerca de R$ 15 mil, e do auxílio-moradia de R$ 3,8 mil. "As despesas ultrapassam o que recebo, mas não faço política pensando em ganhar dinheiro", acentuou. "Os que ganham muito na política não ganham honestamente."
Ele disse que, quando governador, tinha convicção de que a aposentadoria de ex-governadores deveria ser extinta. Agora ressaltou ter dúvidas. "Alguns estão encerrando uma carreira honesta agora, e são poucos, mas terão dificuldades", afirmou. "É uma questão relativa, porque alguns merecem e outros não, mas não há como adotar um procedimento separando as pessoas." Para ele, a comparação com o salário mínimo não é a mais correta. "A causa da pobreza não é a aposentadoria de ex-governadores, mas a roubalheira de alguns, o superfaturamento", criticou.
Pessuti
O secretário da Administração do Paraná, Luiz Eduardo Sebastiani, disse na sexta que, a partir deste mês, também o ex-governador Orlando Pessuti passará a receber a aposentadoria mensal líquida de pouco mais de R$ 18,6 mil. O pedido feito por Pessuti, que deixou o governo no dia 31 de dezembro de 2010, foi deferido pela secretaria. "Se faz isso por uma determinação constitucional, implanta-se de imediato", afirmou Sebastiani.
O parágrafo 5º do artigo 85 da Constituição Estadual do Paraná diz que "cessada a investidura no cargo de governador do Estado, quem o tiver exercido em caráter permanente fará jus, a título de representação, desde que não tenha sofrido suspensão dos direitos políticos, a um subsídio mensal e vitalício, igual ao vencimento do cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado".
No caso de Pessuti, ele governou o Estado de forma ininterrupta durante os últimos nove meses do governo anterior, quando o ex-governador Roberto Requião (PMDB) renunciou para disputar uma vaga no Senado. Foi ele quem aprovou as aposentadorias dos ex-governadores Dias e Requião. Pessuti não foi encontrado nesta sexta para comentar a aprovação de sua aposentadoria.
http://www.estadao.com.br/estadao/img/logo_condutap.gif

Pensão dos políticos (#pensaopoliticos)

373 comentários

E você? Vai ficar aí só reclamando ? Ou vai se tornar um CIDADÃO 2.0 ?

--
 
Atenciosamente. 
Claudio Estevam Próspero 
http://mitologiasdegaia.blogspot.com/ (Blog: Mitologias de Gaia)
http://criatividadeinovao.blogspot.com/ (Blog: Criatividade e Inovação)
http://redessociaisgovernanaliderana.blogspot.com/ (Blog:Governança e Liderança em Redes Sociais)
http://reflexeseconmicas.blogspot.com/ (Blog: Reflexões Econômicas)
http://www.portalsbgc.org.br/sbgc/portal/ (Comunidade Gestão Conhecimento)

Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE.

Nossa Espécie (Homo Sapiens Sapiens Demens - Edgar Morin) Agradece!