Mostrando postagens com marcador Ocupar_Wall_Street. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Ocupar_Wall_Street. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Maio 11, 2012 A assembléia de acionistas do Bank of America e a Convenção Nacional Democrata, dois eventos extraordinários - O Poder Financeiro e o Político confrontados pela população norte-americana


Maio 11, 2012 Os acionistas do Bank of America e a Convenção Nacional Democrata, dois eventos extraordinários
Publicado em 11 de maio de 2012

Amy Goodman

11 de maio, 2012 - As assembléias de acionistas não são geralmente algo incomum, a menos que se trate do Bank of America, caso em que poderia ser considerado um "acontecimento extraordinário". Na verdade, assim declarou a cidade de Charlotte, Carolina do Norte, em relação a assembléias de acionistas do banco, realizada ali, nesta semana. O Bank of America é atualmente o segundo maior banco dos Estados Unidos e declarou ativos de mais de US $ 2 bilhões. Além disso, o banco "grande demais para falir" que aparece nos cartazes do movimento Ocupar Wall Street, é um banco excessivamente especulativo que lucra, entre outras coisas, com a crise hipotecária atual e com a mineração de carvão poluentes.

Carolina do Norte, um estado que apoiou Barack Obama em 2008, é um dos estados altamente disputados entre democratas e republicanos na eleição presidencial. Pesquisas de opinião recentes indicam que nenhum partido poderia ganhar neste estado familiarmente conhecido como a "Pérola do Alcatrão" Os democratas escolheram a cidade de Charlotte para a Convenção Nacional Democrática este verão como uma forma de aumentar suas chances de ganhar lá. Para se preparar para o evento, o Conselho Municipal da Cidade de Charlotte aprovou uma alteração ao Código da cidade que permite ao administrador da mesma declarar os chamados 'acontecimentos extraordinários'. A portaria está claramente estruturada de forma a dar à polícia poderes adicionais para parar, busca e apreender  pessoas que estiverem dentro da área do "acontecimento extraordinário", delimitada arbitrariamente. O decreto diz em um trecho: "Será ilegal que qualquer pessoa ... possua, transporte, controle ou tenha acesso imediato, de forma voluntária ou deliberada, a qualquer das seguintes coisas", que é seguido por uma longa lista de itens como lenços, bolsas, mochilas, pastas e bolsas térmicas.

Centenas de pessoas participaram da manifestação pacífica e energética na quarta-feira em frente à sede do Bank of America, em Charlotte. O colorido mostruário de cartazes criativos foi apoiado por ativistas que participavam da assembléia e que, por ser acionistas, tinham o direito de fazer uso da palavra. George Goehl, da Ação Popular Nacional, que estava na reunião, contou à CNN sobre a reação do presidente do Bank of America, Brian Moynihan: "Éramos dezenas de ativistas que tinham o direito de falar, no entanto, Moynihan o evitou, desviou a atenção e se recusou a permiti-lo. Ele se sentiu desconfortável durante toda a sessão. "

Muitos ativistas expressaram sua indignação com o papel desempenhado pelo banco no negócio das hipotecas sub-prime e a crise hipotecaria que ajudou a provocar. Como parte de um acordo federal sobre  fraude hipotecária geral, o Bank of America concordou em pagar 11,8 bilhões de dólares. Apenas dois dias antes do evento, o banco disse que estava contatando os 5.000 primeiros, de um total de 200.000 clientes, detentores de hipotecas que têm direito à modificação do seu empréstimo. O montante total de sua hipoteca pode ser reduzido em até 30%.

Na semana passada, ativistas da Rainforest Action Network (Rede de Ação em Defesa dos Bosques Tropicais, ou RAN, sua sigla em Inglês) subiram a 30 metros de altura para pendurar uma faixa no estádio Bank of America , em Charlotte, onde está programado para o presidente Barack Obama fazer seu discurso de aceitação da nomeação democrata em 6 de setembro. A faixa dizia "Bank of America" com a palavra "América" riscada e substituída por "carvão", de modo que se lia  "Banco do carvão." RAN é parte de uma ampla coalizão para lutar contra a prática de mineração destrutiva, de explodir montanhas. A diretora-executiva da RAN, Rebecca Tarbotton, me disse: "O Bank of America é o principal financiador de mineração de jateamento da montanha , o que é realmente a pior forma de mineração existente. Basicamente, para extrair carvão explodem os topos das montanhas Apalaches e destroem os lugares das pessoas, contaminando fontes de água, e isso acontece antes do carvão atingir as termoelétricas, onde é queimado e gera poluição do ar, nas cidades e em todo o país. A mineração por jateamento de montanha é o perigo a que estamos expostos pela nossa dependência dos combustíveis fósseis. "

A ampla coalizão que se mobilizou tanto dentro como fora da assembléia de acionistas é um marco no ressurgimento do Occupy Wall Street, e prenuncia conflitos potenciais com a campanha de Obama à reeleição.

Obama reage à pressão. Tomemos, por exemplo, a questão do casamento gay. Em 1996, durante a realização de sua campanha para entrar no Senado, pelo estado de Illinois, Obama escreveu que ele apoiava o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Durante sua campanha de 2008, Obama, que na época era senador disse: "Eu acho que o casamento é a união entre um homem e uma mulher." Esta semana disse à ABC News: "É importante reafirmar que eu acredito que casais do mesmo sexo deveriam poder se casar."

Dado o clima político, a decisão de Obama de apoiar o casamento gay é corajosa, especialmente poucas horas depois de os cidadãos da Carolina do Norte votaram a favor de uma emenda constitucional banindo o casamento entre pessoas do mesmo sexo naquele Estado. Obama, um ex-líder comunitário, sem dúvida se lembra das palavras de Frederick Douglass: "O poder não dá nada a menos que seja pressionado. Jamais o fez e jamais o fará. " A comunidade LGBT se  organizou e foi ouvida, tanto que a posição do presidente mudou.

Aqueles que marcharam dentro e fora da assembléia dos acionistas do Bank of America esta semana (proprietários que lutam para manter suas casas, ambientalistas, ativistas do Occupy Wall Street) levam em conta a mudança de posição do presidente. Eles estão determinados a continuar sua luta até a Convenção Nacional Democrata que realmente vai ser um 'acontecimento extraordinário'.


-------------------------------------------------- ------------------------------

Denis Moynihan contribuiu para a produção dessa coluna jornalística.

© 2012 Amy Goodman

Texto em Inglês traduzido por Camps Mercedes. Edição: Maria Eva Blotta e Democracy Now! em espanhol, spanish@democracynow.org

Amy Goodman é apresentadora de Democracy Now, um noticiário internacional que é transmitido diariamente em mais de 550 rádios e televisões, em Inglês, e mais de 350, em espanhol. Ela é co-autora de "Aqueles que lutam contra o sistema: heróis comuns em tempos extraordinários, nos Estados Unidos", publicada pelo Le Monde Diplomatique Cone Sul.

[ Democracy Now = “Democracia Já” ]


Ver também:

quarta-feira, 9 de maio de 2012

#OcupaRio - A casa caiu! Levante sua barraca # Veja como o Movimento Indignados / Occupy / Primavera Árabe está vivo e crescendo, apesar de "ter desaparecido" para a Mídia Corporativa = "Esconder informações que não interessam aos 1%"


Não seja pego de surpresa pelos acontecimentos:

Busque novas fontes de informação, para além da Mídia Corporativa = instrumento de propaganda e manipulação das informações à serviço dos INTERE$$E$ QUE A FINANCIAM.



--

Atenciosamente.
Claudio Estevam Próspero 
http://mitologiasdegaia.blogspot.com/ (Blog: Mitologias de Gaia)
http://criatividadeinovao.blogspot.com/ (Blog: Criatividade e Inovação)
http://redessociaisgovernanaliderana.blogspot.com/ (Blog:Governança e Liderança em Redes Sociais)
http://reflexeseconmicas.blogspot.com/ (Blog: Reflexões Econômicas)
http://poltica20-yeswikican.blogspot.com/ (Blog: Política 2.0 - Yes, WIKI CAN)

quinta-feira, 10 de maio de 2012

#OcupaRio - A casa caiu! Levante sua barraca # Veja como o Movimento Indignados / Occupy / Primavera Árabe está vivo e crescendo, apesar de "ter desaparecido" para a Mídia Corporativa = "Esconder informações que não interessam aos 1%"


Não seja pego de surpresa pelos acontecimentos:

Busque novas fontes de informação, para além da Mídia Corporativa = instrumento de propaganda e manipulação das informações à serviço dos INTERE$$E$ QUE A FINANCIAM.


A frase da ativista resume o ideal que deu origem ao Occupy Wall Street, uma
espécie de pai ... O movimento pretende repetir a ação no dia 12 de maio, o 12M
.

16 abr. 2012 ... O Ocupa Niterói prepara-se para a chamada de Ocupação Global em 12 de
Maio (#12M). Próxima assembleia: 21/04, após o ato Niterói Quer ...

4 dias atrás ... Manifesto #12M São Paulo ... SEXTA (04/05) – 19h – 8ª Assembléia do #12M ....
No dia 17 de Setembro, o Occupy Wall Street se instalou no ...

1 dia atrás ... @OcupaSalvador | #12M | #maiobaiano ... Fanzines & Publicações Occupy ·
Mapa das Convocações · Home // Event // #12M ...

Nesse primeiro de maio, Occupy Wall Street convoca os americanos para um ...
Por quase 150 dias, de outubro a março passado, Occupy London manteve três ...


12M de 2012 surge um ano após o 12 de Março de 2011, data histórica para a
... coração do sistema financeiro global, dando origem ao movimento Occupy.

24 abr. 2012 ... 12M – Um ano depois… Foi há um ano que .... “You cannot evict an idea whose
time has come” (Occupy Wall Street - OWS). “They tell you we ...

30 abr. 2012 ... O Occupy Wall Street (OWS) completou em abril sete meses de existência como
.... O 12M está sendo organizado durante as assembléias e a ...

26 out. 2011... você sabe que você não está mais no Fim da História. Você está bem na sua
beirada. Traduzido por Mauricio Lopes Caldas (Occupy Brazil).


Primavera Global-12M(Brasil) - YouTube
2 min - 23 abr. 2012
Vídeo enviado por AnonH4

www.youtube.com/watch?v...
Primavera Global 12M - Curitiba - YouTube
3 min - 24 abr. 2012
Vídeo enviado por TheTworegis

www.youtube.com/watch?

Para saber mais:

Os protestos no mundo árabe em 2010-2011, também conhecidos como a
Primavera Árabe, são uma onda revolucionária de manifestações e protestos
que ...
pt.wikipedia.org/wiki/Primavera_Árabe -

Os indignados em geral, como os chama a imprensa, e ¡Democracia Real Ya!
em particular, ...... Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title= ...
pt.wikipedia.org/wiki/Protestos_de_2011_na_Espanha -

Vídeo: Naomi Klein fala aos ocupantes, em 6 de outubro de 2011. Como o uso
de sistema de som é proibido, as pessoas mais próximas repetem o que ouvem ...
pt.wikipedia.org/wiki/Occupy_Wall_Street -

Um exemplo de como o Movimento se AUTO-ORGANIZA:

#OcupaRio

A casa caiu! Levante sua barraca

12M – 12Méier no Mapa Global das Ocupações

May 2nd, 2012 · BrunoT · # No comments

Chamado 12M – Maio – Manifestação – Meier!

May 1st, 2012 · Sr. Incógnito · # No comments


12M é um chamado de mobilização social feito em conjunto pelos muitos movimentos Occupy ao redor do globo que defendem novas formas de viver e conviver em sociedade, contra a concentração de poder de decisão nas mãos de políticos e corporações. 12M é 12 de Maio! É o primeiro de uma série de chamados globais no ano, onde manifestantes em todo o planeta sincronizam suas agendas e propõem atividades conjuntas em praças públicas em seus locais de origem.

No Rio de Janeiro, uma das iniciativas foi sair da região central/turística e produzir o encontro no bairro do Meier, criando novos polos multiplicadores de ocupações pela cidade. 12M, 12Meier, Ocupa Meier, Ocupa Rio!




PRÓXIMA REUNIÃO ABERTA DE ORGANIZAÇÃO: sábado 05.05, às 16hs no anfiteatro da praça Agripino   Grieco, no Meier. COMPAREÇA!

 Conclamamos todos a construirmos juntos um dia intenso de manifestações e atividades na praça Agripino Grieco,  no Méier! Participe com sua atividade no 12M! Vale debates, happenings, show etc. Tudo autogestionado!

 Já inscritos: Oficina de cartazes digitais e cartazes artesanais, performances de hip hop, shows de ska e rock, debates sobre Cooperativismo, alternativas ao controle econômico, ecologia cultural versus economia verde e desenvolvimentismo, poesias e MICROFONE ABERTO: chega mais!

Como chegar:
 http://g.co/maps/8ztvb
 Ônibus que passam do centro lá direto na praça: 238, 239, 247, 249. Ônibus da zona sul que deixam na estação de  trem do Méier, bem pertinho da praça: 455, 456, 457.





Reunião pré 12M. ATA: decisões e organização coletiva.

April 30th, 2012 · Sr. Incógnito · # One comment
Reunião realizada no dia 28.04.2012 para a organização do 12M – 12Meier. Local: Anfiteatro da Praça Agripino Grieco – Meier, às 16h. (ATENÇÃO: próxima reunião no mesmo local e horário, no próximo sábado, dia 05.05. Participe!)

Se você, seu coletivo ou movimento tiver interesse em fazer uma atividade no 12M, sinta-se parte e compareça à próxima reunião 16hs no sábado 05.05 – praça Agripino Grieco, bem próximo à estação de trem do Meier.


Pontos discutidos:
1.    Programação.
2.    Definição de atividades e suas dinâmicas.
3.    Materiais necessários.
4.    Divulgação.
5.    Parcerias confirmadas e a confirmar.



1. Programação:
  • Oficina de cartazes artesanais e digitais (atividade de abertura)
  • Feira de trocas (durante todo o dia)
  • Lanche
  • Debate
  • Intervenções relâmpagos de bandas, rappers, poesias durante os intervalos das atividades.
  • Exibição de filmes/vídeos de curta-metragem (atividade ainda não confirmada)
  • Microfone aberto
  • Lançamento da revista Ocupa
2. Organização das atividades:
2.1 Debate:
  • Duração mínima de 1 hora. Caso haja desejo por uma segunda rodada, intervalo de 10 a 15 minutos, com apresentação de bandas, rappers e djs que estarão no local.
  • Tema do debate: “Cooperativismo local e cooperação global. Construção de alternativas em tempos de crise na economia, política, meio ambiente e cultura. Ocupar o meio ambiente como ecologia cultural para todos”
Participações a serem divulgadas conforme confirmações ao longo da semana.
2.2 Oficina de cartazes digitais:
  • Material necessário: Laptop, impressora semi-industrial, grude e papel A4.
Situação: Todo material e responsáveis já confirmados.
2.3 Oficina de cartazes artesanais:
  • Papel A3, cartolina, papel pardo, barbante, tinta guache, giz de cera e spray.
Situação: Todo material e responsáveis já confirmados.
3. Outros equipamentos necessários:
  • Gerador – Confirmado.
  • 3 Tendas Gazebo – Falta confirmar
  • 3 mesas – Confirmado empréstimo a partir das 16:30
  • 1 mesa de Bambu para mais cedo – Confirmar produção Douglas.
  • Projetor – Confirmado
  • Mesa de som + P.A. e microfones com cabo – Confirmado
  • Pedestais para microfones – Confirmado 2 unidades. Falta, no mínimo, mais duas.
4. Divulgação:
  • Flyer virtual. Confirmados 2 voluntários para a produção imediata.
  • Vídeo (Teaser) de divulgação – Ainda sem confirmação entre os presentes. – item em aberto. Procura-se voluntários.
  • Formou-se grupo de 3 integrantes para alimentar notícias e textos sobre o tema do debate nos canais de informação on-line.
5. Parcerias fechadas:
  • Artistas de Hip Hop da zona norte.
  • Educafro – Movimento de divulgação de prés vestibulares populares e lutas de negros, índios e carentes.
  • Norte Comum – Coletivo de produção cultural da Zona Norte
  • Banda Coquetel Acapulco.
Outras parcerias a serem confirmadas e divulgadas durante a semana.
Se você, seu coletivo ou movimento tiver interesse em fazer uma atividade no 12M, sinta-se parte e compareça à próxima reunião 16hs no sábado 05.05 – praça Agripino Grieco, bem próximo à estação de trem do Meier.

Decisões coletivas: reunião Ocupa Rio 14.04.2012

April 18th, 2012 · semente · #AtasGT Teoria No comments
!!!!!!(Por favor divulguem em suas páginas, grupos e blogues)!!!!!!!!!
Decisões coletivas: reunião Ocupa Rio 14.04.2012 no vão livre do MAM:

1- Organizou-se um pequeno comitê para manter os canais de informação Ocupa Rio melhor atualizados com as agendas das diferentes iniciativas políticas apartidárias pelas cidades do Rio de janeiro e grande Rio. A intenção é enfatizar e promover o entendimento de que o Ocupa Rio não é um grupo, nem um coletivo, mas um espaço de ativismo político independente de partidos, e que se dá no encontro produtivo de movimentos, coletivos e ativistas independentes.

Pedimos a todos ativistas e artivistas organizados em movimentos ou independentes que também que ajudem a divulgar suas iniciativas, encontros e reuniões, enviando a info sempre ao email ocupario@gmail.com e também como mensagem privada na página http://www.facebook.com/OcupaRio

2- Sobre o chamado Global 12M (12 de Maio)

Local, debate, shows e publicação coletiva:

2.1- o local escolhido para as atividades do 12M foi o Largo da Carioca.

2.2- os presentes se propuseram a organizar um debate Ocupa Rio e shows. O tema proposto é sobre o contexto da economia global e de iniciativas de autonomia local (cooperativas ecológicas, cooperativas de consumidores etc) e propostas de cooperação global independente de governos. Alguns nomes, instituições e movimentos foram sugeridos e serão contactados. Os interessados em ajudar com indicação e contato de nomes, por favor, enviar a info sempre ao email ocupario@gmail.com e também como mensagem privada na página http://www.facebook.com/OcupaRio

2.3- no 12 de Maio, será lançada publicação coletiva de formato e tamanho livres, de acordo com a colaboração recebida até o sábado dia 28 de abril pelo emailocupario@gmail.com. A publicação será aberta a todos os interessados. Favor enviar textos, poesias, quadrinhos e charges (tudo preferencialmente em Preto e Branco) com temas afins ao ativismo político apartidário de nível local ou global. Como ativismo político, entenda-se não apenas protestos e queixas sobre governos, mas também todo tipo de iniciativa colaborativa e de estímulo à autonomia das populações, por exemplo, na área de ecologia, educação, de identidade (movimento negro, LGBT, feministas, indígenas, quilombolas etc), lutas urbanas e rurais por moradia, questões de direitos autorais, questões de patentes de sementes e remédios etc.

Lembre-se: enviar texto, poesia, charge, ou quadrinhos até dia 28 de abril para o email ocupario@gmail.com
Para chegar ao público que não tem acesso ou costume de ler via computador, a intenção é lançar também em versão impressa no 12M, sem exagero de cópias para evitar o desperdício. Formas para financiamento colaborativo e cooperação com gráfica/impressoras estão sendo levantados. Os interessados em contribuir com impressão, materiais recicláveis e outras colaborações, favor se comunicar pelos canais indicados acima.

2.4- Foi reforçado que o 12M é de livre participação, e que é desejável que todo tipo de coletivos, movimentos e associações de ativismo político produzam atividades independentes para o 12M e que será fortuito a convergência para o Largo da Carioca. Para viabilizar ou facilitar a iniciativa, os que quiserem colaboração e parceria com participantes do comitê de mobilização formado no encontro Ocupa Rio, por favor, contactar via email ocupario@gmail.com e por mensagem privada na página http://www.facebook.com/OcupaRio

3- Segundo Ciclo de debates Ocupa Teoria: foi feito ata sobre este tema em separado e já está publicada no blog do GT Teoria: http://ocupateoria.wordpress.com

Publicação “Rebelaos!” (Rebelem-se) – E você ainda crê que necessitamos do Estado?

April 7th, 2012 · Sr. Incógnito · # No comments

“Rebelem-se”: Na sombra do espetáculo dos meios de comunicação de massa. As informações e conteúdos desta publicação são iniciatvas e realidades de autogestão e democracia real que já estão em andamento.

 Versão em espanhol (tradução para português em andamento). Online no blog do GT Teoria do Ocupa Rio. Baixem e compartilhem à vontade!
http://ocupateoria.wordpress.com/2012/04/07/revista-rebelados-espanhol/

CHAMADO: 14.04 Reunião sobre próximo ciclo de debates Ocupa Teoria. Traga suas ideias!

April 1st, 2012 · Sr. Incógnito · GT Teoria No comments
O primeiro ciclo de debates Ocupa Teoria terminou brilhantemente no sábado 31.03.2012, na praça da Cinelândia, com tarde e noite repletas de atividades. O desafio não era pequeno, visto as experiências do Ocupa Rio em praça aberta e suas dinâmicas peculiares que sempre atravessam a sobriedade dos planejamentos cartesianos. Por isso outros 3 debates com chamado público acesso livre haviam sido concentrados em sala do IFCS, para poder se avançar nos temas e preparar o terreno para o dia na praça. O plano era abrir às 15h com o tema Representação (“Não nos representam”), passando ao tema identidade às 17h e Propriedade às 19h, entretanto, os temas se misturaram e os debates fluíram com franqueza e liberdade a partir de colocações sobre feminismo e questões de gênero. Durante toda a tarde, com alguns intervalos curtos, caminhou-se pelo tema dos Anonymous, identidade, Rio+20, Plenária dos Movimentos Sociais, contradições da noção de P.I.B. verde, mercantilização da natureza, geração de energia, entre outros temas.


#OcupaRio :: 31/03/12 :: Mega-Debate na Cinelândia
Trechos dos debates.
Publicado em 01/04/2012 por stresser
Mega-debate promovido pelo Ocupa Rio na praça da Cinelândia, centro do Rio de Janeiro, em 31 de março de 2012.
Categoria:
Tags:
·         Ocupa Rio
·         debate
·         indignados
·         rio de janeiro

A noite terminou com shows e performances ovacionadas do grupo AnarkoFunk, com letras sátiras políticas sobre músicas pop, como “Milícia, milícia, assim você me mata…”, e o aclamado ska-reggae da banda Coquetel Acapulco. Ao fim das bandas, os microfones ficaram aberto para improvisações espontâneas de letras, poesias, e sátiras acompanhadas por jam sessions entre as bandas, batuqueiros improvisados e até um sanfoneiro, estendendo a programação até próximo de meia-noite.

Trechos da apresentação do AnarkoFunk, já no momento jam session.

Agora é hora de pensar um novo ciclo, sugerir temas novos, aprofundar questões de temas do primeiro ciclo, mudar ou aperfeiçoar dinâmicas, produzir e lançar publicações coletivas!

No sábado 14.04, todos ao vão livre do MAM (próximo ao chão de pedras, logo após a parte coberta)! Tragam suas ideias, observações e sugestões! O Ocupa Rio não é um grupo, movimento orgânico ou um coletivo, mas o encontro produtivo de pessoas e desejos por uma sociedade mais livre, múltipla, igualitária nos acessos e vozes políticas! Em nosso encontro produtivo, o Ocupa Rio acontece!

Acompanhe as produções do GT teoria no blog: http://ocupateoria.wordpress.com/

“Iniciativas irmãs”:

To connect with Internetocracy, sign up for Facebook today. ... This page is
dedicated to the vision discussed in "The Coming Age of Internetocracy" - a
political ...
www.facebook.com/internetocracy


The Coming Age of Internetocracy (2nd Edition) - 
A Era que está Nascendo da Internetocracia

O texto de 65 páginas pode ser baixado a partir de:


quinta-feira, 3 de maio de 2012

A Era que está Nascendo: da Internetocracia (1a. parte)


Eu espero, ardente e operosamente, que consigamos evitar os confrontos, que este texto sugere ser inevitáveis, para que o novo nasça.

Minha esperança é que a Complexidade das Estruturas do Mundo Moderno, provocadas pelas interconexões de todos os tipos de sistemas, dos quais hoje somos profundamente dependemos, e que são muito sensíveis a qualquer tipo de distúrbio, bem como o nível de consciência que, acredito, já tenhamos alcançado, nos permitam fazer uma transição suave – não uma Reforma, nem uma Revolução, mas um Novo Começo. 

Abaixo minha pequena contribuição na tradução de trecho inicial para o Português. 

Claudio.


--
 
Atenciosamente.
Claudio Estevam Próspero 
http://www.portalsbgc.org.br/sbgc/portal/ (Comunidade Gestão Conhecimento)

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Uma Carta de Direitos para o Século 21 - Surgindo do Metamovimento gerador da Primavera Árabe, Indignados, Ocupar_Wall_Street?

Uma Carta de Direitos para o Século 21

[http://umairhaque.blogspot.com/2011/10/metamovement-is-retrovirus.html]


O  que é o Metamovimento? Afinal, não tem havido falta de críticas dizendo efetivamente: "Não tem rumo". [http://www.google.com/search?client=safari&rls=en&q=occupy+wall+st+aimless&ie=UTF-8&oe=UTF-8]

Deixe-me fazer uma observação: o Metamovimento, muitas vezes se diz, é "viral". Eu acho que, de fato, é retroviral. O Metamovimento - por definição, como um movimento de movimentos, e não um esforço hierarquico, centralizado, organizado - não tem finalidade singular. Embora os movimentos individuais, como occupywallst, tenham "Demandas", o Metamovimento como uma epidemia viral de revoluções, de contágio global, não tem um objetivo identificável, simplista, límpido e brilhante.

Em vez disso, eu sugiro: o Metamovimento é um retrovírus [http://en.wikipedia.org/wiki/Retrovirus] retrovírus  [http://pt.wikipedia.org/wiki/Retroviridae]. 

Um vírus infecta um hospedeiro para usar seus recursos para se reproduzir, já um retrovírus se inscreve no DNA de seus hospedeiros, replicando-se depois, dentro do DNA do hospedeiro - um retrovírus é um dispositivo de entrega de gene. Como um retrovírus, o Metamovimento não tem "objetivos" transitórios -, mas é projetado para reescrever, irreversivelmente, o programa codificado no DNA das Instituições da Idade Industrial.

Deixe-me explicar desde o principio.

O novo programa que o Metamovimento deseja gravar é este: para se transformar  erros em direitos [http://umairhaque.blogspot.com/2011/10/bargain.html].

 Aqui, interpreto erros num sentido específico - como a negação de direitos à bens, erros são obrigações de engolir "males" como dívida tóxica, desemprego e resgates (e você deveria ler este post [http://umairhaque.blogspot.com/2011/10/wrong.html], antes de continuar, para você tirar o máximo proveito deste).

Para ilustrar o que quero dizer com "transformando erros em direitos", considerem a América que quase foi: em 1944, como muitos de vocês provavelmente sabem , FDR [http://pt.wikipedia.org/wiki/Franklin_Roosevelt] propos uma "segunda carta de direitos" [http://en.wikipedia.org/wiki/Second_Bill_of_Rights]. Aqui está o que ele tinha a dizer:


"Nós desenvolvemos uma clara compreensão do fato de que a liberdade individual não pode existir, verdadeiramente, sem segurança econômica e independência." Homens necessitados não são homens livres. "[2] As pessoas que estão com fome e sem trabalho são o material do qual as ditaduras são feitas.


Nos nossos dias estas verdades econômicas se tornaram aceitas como auto-evidentes. Nós aceitamos, por assim dizer, uma segunda Carta de Direitos, sob uma nova base na qual a segurança e a prosperidade podem ser estabelecidas para todos, independentemente de raça, estação (situação?), ou credo. Entre estes estão:

  • O direito a um trabalho remunerado e útil nas indústrias, lojas, fazendas ou minas da nação; 

  • O direito de ganhar o suficiente para proporcionar uma alimentação adequada, vestuário e recreação;

  • O direito de cada agricultor produzir e vender produtos com uma remuneração que dará a ele e a sua família uma vida decente;

  • O direito de cada homem de negócios, grandes e pequenos, a uma atmosfera de comércio livre de concorrência desleal e dominação por monopólios, em casa ou no exterior;

  • O direito de toda família à uma casa decente;

  • Direito à assistência médica adequada e a oportunidade de obter e gozar de boa saúde;

  • Direito à proteção adequada contra os temores econômicos da velhice, doença, acidentes e desemprego;

  • O direito à uma boa educação.
Todos estes direitos significam segurança. E depois que esta guerra [2a. Guerra Mundial] estiver ganha, devemos estar preparados para avançar, na implementação desses direitos, para novos objetivos da felicidade humana e bem-estar. O lugar de direito da América no mundo depende, em grande parte, de como estes e direitos semelhantes forem colocados em prática para todos os nossos cidadãos. Se não houver segurança aqui, em casa, não poderá haver paz duradoura no mundo.

Aqui está o que eu não estou sugerindo: a de que a Proposta da Segunda Carta de Direitos de FDR é um projeto para o futuro, e que eu concordo, necessariamente, com todos e cada um. O que estou sugerindo é isto: o objetivo do Metamovimento é transformar os erros da Era Industrial (lembre-se, interpreto isto em um sentido técnico) em direitos singulares para o século 21 - direitos às mercadorias autênticas de uma verdadeira prosperidade humana.

O que há de estranho sobre a lista de Franklin Delano Roosevelt, acima, é como o passado aparenta estar assombrando o presente - muitos dos direitos que ele sugeriu ainda são, exatamente, os que estão sendo a discussão de hoje. Liberdade de concorrência desleal - especialmente de oligopólios financeiros grandes demais para falir? Direito à assistência médica adequada? O direito a uma "boa" educação - não apenas uma cara indulgência? Estas são as turbulentas vicissitudes do presente: a face espectral da Ilusão Americana, um Sonho de Celulóide que nunca existiu.

Se você me perguntar, o exposto acima é um começo pobre - e a prosperidade do século 21 vai exigir ganhos ainda mais radicais - vai demandar uma Carta de Direitos Eudaimonic. Algo como, por exemplo, qualquer ou todos os abaixo:

  • O direito a um ambiente de prosperidade.

  • O direito não apenas a "trabalhar" - Mas à fazer uma obra que perdure e seja significante.

  • O direito não apenas de ser livre de monopólios - mas de garantias e subsídios de estado aos rivais.

  • O direito de ser livre de poluição de informações (leia-se: desinformação de espectadores da Fox News sobre fatos básicos).

  • O direito à segurança e estabilidade financeira.

  • O direito de não ser tributado pelo setor privado, explicita ou implicitamente.

  • O direito de comprar e vender a preços que reflitam o autêntico valor, de longo prazo
Todos estes são exemplos pequenos de direitos provavelmente importantes, se o objetivo não é meramente viver - mas viver significativamente bem, viver até o ápice do maior potencial, para desfrutar uma vida que importa, conta, perdura, ressoa. Eles não são os melhores ou únicos - apenas alguns poucos pensamentos que eu anotei rapidamente. Aqui está meu ponto.


Eu vejo o Metamovimento menos como uma "revolução", no sentido ortodoxo, mas mais como uma família de retrovíroses: uma transportadora, descentralizada, flexível (de baixo acoplamento), não-muito-consciente, de uma carga letal, orientada diretamente para invadir o DNA das instituições da idade industrial, alterando a lógica da prosperidade codificada dentro de sua estrutura interna. Um retrovírus é um veículo de entrega genética, está na fronteira entre vida e não-vida, cujo propósito é alterar o DNA do hospedeiro, fazer parte do hospedeiro, e alterar, para sempre, seu programa.

Se o Metamovimento é um organismo - não no sentido de estar vivo, mas no sentido de que não é determinista ou mecanicista - então eu diria que a gratificação que irá disparar é algo como o acima, a institucionalização de um programa que transforma o errado em direitos; um programa Eudaimonic que escreve uma Carta de Direitos que servirá como base para um contrato social para a Prosperidade com significado, em termos humanos. Um retrovírus é projetado, não meramente, para desfazer, mas para transformar a lógica que governa um organismo; e isto, penso eu, é o Metamovimento. Um retrovírus bem sucedido codifica seus genes no interior do DNA dos hospedeiros- e eu diria que o Metamovimento não tem uma "meta" intencional, mas ele tem um design - e seu design é levar os genes da agência humana e escolha moral (ou, se você preferir, pode escolher chavões como "horizontalidade", "ausência de necessidade de chefe / condutor", "abertura", etc) direto para a estrutura molecular das instituições da era industrial, e inscrevê-los lá, luminosamente enxertando possibilidades em seus ossos calcificados .

O Metamovimento não é um vírus, é um retrovírus. O hospedeiro está infectado - Mas irão os novos genes ser codificados no frágil DNA de ontem? A próxima pergunta é: O que acontecerá quando o sistema imunológico entrar em ação?