Para saber mais:
Os protestos no mundo árabe em 2010-2011, também conhecidos como a
Primavera Árabe, são uma onda revolucionária de manifestações e protestos
que ...
pt.wikipedia.org/wiki/Primavera_Árabe -
Os indignados em geral, como os chama a imprensa, e ¡Democracia Real Ya!
em particular, ...... Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title= ...
pt.wikipedia.org/wiki/Protestos_de_2011_na_Espanha -
Vídeo: Naomi Klein fala aos ocupantes, em 6 de outubro de 2011. Como o uso
de sistema de som é proibido, as pessoas mais próximas repetem o que ouvem ...
pt.wikipedia.org/wiki/Occupy_Wall_Street -
Um exemplo de como o Movimento se AUTO-ORGANIZA:
A casa caiu! Levante sua barraca
12M é um chamado de mobilização social feito em conjunto pelos muitos movimentos Occupy ao redor do globo que defendem novas formas de viver e conviver em sociedade, contra a concentração de poder de decisão nas mãos de políticos e corporações. 12M é 12 de Maio! É o primeiro de uma série de chamados globais no ano, onde manifestantes em todo o planeta sincronizam suas agendas e propõem atividades conjuntas em praças públicas em seus locais de origem.
No Rio de Janeiro, uma das iniciativas foi sair da região central/turística e produzir o encontro no bairro do Meier, criando novos polos multiplicadores de ocupações pela cidade.
12M, 12Meier, Ocupa Meier, Ocupa Rio!
PRÓXIMA REUNIÃO ABERTA DE ORGANIZAÇÃO: sábado 05.05, às 16hs no anfiteatro da praça Agripino Grieco, no Meier. COMPAREÇA!
Conclamamos todos a construirmos juntos um dia intenso de manifestações e atividades na praça Agripino Grieco, no Méier! Participe com sua atividade no 12M! Vale debates, happenings, show etc. Tudo autogestionado!
Já inscritos: Oficina de cartazes digitais e cartazes artesanais, performances de hip hop, shows de ska e rock, debates sobre Cooperativismo, alternativas ao controle econômico, ecologia cultural versus economia verde e desenvolvimentismo, poesias e MICROFONE ABERTO: chega mais!
Como chegar:
http://g.co/maps/8ztvb
Ônibus que passam do centro lá direto na praça: 238, 239, 247, 249. Ônibus da zona sul que deixam na estação de trem do Méier, bem pertinho da praça: 455, 456, 457.
Reunião realizada no dia 28.04.2012 para a organização do 12M – 12Meier. Local: Anfiteatro da Praça Agripino Grieco – Meier, às 16h. (ATENÇÃO: próxima reunião no mesmo local e horário, no próximo sábado, dia 05.05.
Participe!)
Se você, seu coletivo ou movimento tiver interesse em fazer uma atividade no 12M, sinta-se parte e compareça à próxima reunião 16hs no sábado 05.05 – praça Agripino Grieco, bem próximo à estação de trem do Meier.
Pontos discutidos:
1. Programação.
2. Definição de atividades e suas dinâmicas.3. Materiais necessários.
4. Divulgação.
5. Parcerias confirmadas e a confirmar.
1. Programação:
- Oficina de cartazes artesanais e digitais (atividade de abertura)
- Feira de trocas (durante todo o dia)
- Lanche
- Debate
- Intervenções relâmpagos de bandas, rappers, poesias durante os intervalos das atividades.
- Exibição de filmes/vídeos de curta-metragem (atividade ainda não confirmada)
- Microfone aberto
- Lançamento da revista Ocupa
2. Organização das atividades:
2.1 Debate:
- Duração mínima de 1 hora. Caso haja desejo por uma segunda rodada, intervalo de 10 a 15 minutos, com apresentação de bandas, rappers e djs que estarão no local.
- Tema do debate: “Cooperativismo local e cooperação global. Construção de alternativas em tempos de crise na economia, política, meio ambiente e cultura. Ocupar o meio ambiente como ecologia cultural para todos”
Participações a serem divulgadas conforme confirmações ao longo da semana.
2.2 Oficina de cartazes digitais:
- Material necessário: Laptop, impressora semi-industrial, grude e papel A4.
Situação: Todo material e responsáveis já confirmados.
2.3 Oficina de cartazes artesanais:
- Papel A3, cartolina, papel pardo, barbante, tinta guache, giz de cera e spray.
Situação: Todo material e responsáveis já confirmados.
3. Outros equipamentos necessários:
- Gerador – Confirmado.
- 3 Tendas Gazebo – Falta confirmar
- 3 mesas – Confirmado empréstimo a partir das 16:30
- 1 mesa de Bambu para mais cedo – Confirmar produção Douglas.
- Projetor – Confirmado
- Mesa de som + P.A. e microfones com cabo – Confirmado
- Pedestais para microfones – Confirmado 2 unidades. Falta, no mínimo, mais duas.
4. Divulgação:
- Flyer virtual. Confirmados 2 voluntários para a produção imediata.
- Vídeo (Teaser) de divulgação – Ainda sem confirmação entre os presentes. – item em aberto. Procura-se voluntários.
- Formou-se grupo de 3 integrantes para alimentar notícias e textos sobre o tema do debate nos canais de informação on-line.
5. Parcerias fechadas:
- Artistas de Hip Hop da zona norte.
- Educafro – Movimento de divulgação de prés vestibulares populares e lutas de negros, índios e carentes.
- Norte Comum – Coletivo de produção cultural da Zona Norte
- Banda Coquetel Acapulco.
Outras parcerias a serem confirmadas e divulgadas durante a semana.
Se você, seu coletivo ou movimento tiver interesse em fazer uma atividade no 12M, sinta-se parte e compareça à próxima reunião 16hs no sábado 05.05 – praça Agripino Grieco, bem próximo à estação de trem do Meier.
!!!!!!(Por favor divulguem em suas páginas, grupos e blogues)!!!!!!!!!
Decisões coletivas: reunião Ocupa Rio 14.04.2012 no vão livre do MAM:
1- Organizou-se um pequeno comitê para manter os canais de informação Ocupa Rio melhor atualizados com as agendas das diferentes iniciativas políticas apartidárias pelas cidades do Rio de janeiro e grande Rio. A intenção é enfatizar e promover o entendimento de que o Ocupa Rio não é um grupo, nem um coletivo, mas um espaço de ativismo político independente de partidos, e que se dá no encontro produtivo de movimentos, coletivos e ativistas independentes.
Pedimos a todos ativistas e artivistas organizados em movimentos ou independentes que também que ajudem a divulgar suas iniciativas, encontros e reuniões, enviando a info sempre ao email
ocupario@gmail.com e também como mensagem privada na página
http://www.facebook.com/OcupaRio
2- Sobre o chamado Global 12M (12 de Maio)
Local, debate, shows e publicação coletiva:
2.1- o local escolhido para as atividades do 12M foi o Largo da Carioca.
2.2- os presentes se propuseram a organizar um debate Ocupa Rio e shows. O tema proposto é sobre o contexto da economia global e de iniciativas de autonomia local (cooperativas ecológicas, cooperativas de consumidores etc) e propostas de cooperação global independente de governos. Alguns nomes, instituições e movimentos foram sugeridos e serão contactados. Os interessados em ajudar com indicação e contato de nomes, por favor, enviar a info sempre ao email
ocupario@gmail.com e também como mensagem privada na página
http://www.facebook.com/OcupaRio
2.3- no 12 de Maio, será lançada publicação coletiva de formato e tamanho livres, de acordo com a colaboração recebida até o sábado dia 28 de abril pelo email
ocupario@gmail.com. A publicação será aberta a todos os interessados. Favor enviar textos, poesias, quadrinhos e charges (tudo preferencialmente em Preto e Branco) com temas afins ao ativismo político apartidário de nível local ou global. Como ativismo político, entenda-se não apenas protestos e queixas sobre governos, mas também todo tipo de iniciativa colaborativa e de estímulo à autonomia das populações, por exemplo, na área de ecologia, educação, de identidade (movimento negro, LGBT, feministas, indígenas, quilombolas etc), lutas urbanas e rurais por moradia, questões de direitos autorais, questões de patentes de sementes e remédios etc.
Lembre-se: enviar texto, poesia, charge, ou quadrinhos até dia 28 de abril para o email
ocupario@gmail.com
Para chegar ao público que não tem acesso ou costume de ler via computador, a intenção é lançar também em versão impressa no 12M, sem exagero de cópias para evitar o desperdício. Formas para financiamento colaborativo e cooperação com gráfica/impressoras estão sendo levantados. Os interessados em contribuir com impressão, materiais recicláveis e outras colaborações, favor se comunicar pelos canais indicados acima.
2.4- Foi reforçado que o 12M é de livre participação, e que é desejável que todo tipo de coletivos, movimentos e associações de ativismo político produzam atividades independentes para o 12M e que será fortuito a convergência para o Largo da Carioca. Para viabilizar ou facilitar a iniciativa, os que quiserem colaboração e parceria com participantes do comitê de mobilização formado no encontro Ocupa Rio, por favor, contactar via email
ocupario@gmail.com e por mensagem privada na página
http://www.facebook.com/OcupaRio
3- Segundo Ciclo de debates Ocupa Teoria: foi feito ata sobre este tema em separado e já está publicada no blog do GT Teoria:
http://ocupateoria.wordpress.com
“Rebelem-se”: Na sombra do espetáculo dos meios de comunicação de massa. As informações e conteúdos desta publicação são iniciatvas e realidades de autogestão e democracia real que já estão em andamento.
Versão em espanhol (tradução para português em andamento). Online no blog do GT Teoria do Ocupa Rio. Baixem e compartilhem à vontade!
http://ocupateoria.wordpress.com/2012/04/07/revista-rebelados-espanhol/
O primeiro ciclo de debates Ocupa Teoria terminou brilhantemente no sábado 31.03.2012, na praça da Cinelândia, com tarde e noite repletas de atividades. O desafio não era pequeno, visto as experiências do Ocupa Rio em praça aberta e suas dinâmicas peculiares que sempre atravessam a sobriedade dos planejamentos cartesianos. Por isso outros 3 debates com chamado público acesso livre haviam sido concentrados em sala do IFCS, para poder se avançar nos temas e preparar o terreno para o dia na praça. O plano era abrir às 15h com o tema Representação (“Não nos representam”), passando ao tema identidade às 17h e Propriedade às 19h, entretanto, os temas se misturaram e os debates fluíram com franqueza e liberdade a partir de colocações sobre feminismo e questões de gênero. Durante toda a tarde, com alguns intervalos curtos, caminhou-se pelo tema dos Anonymous, identidade, Rio+20, Plenária dos Movimentos Sociais, contradições da noção de P.I.B. verde, mercantilização da natureza, geração de energia, entre outros temas.
#OcupaRio :: 31/03/12 :: Mega-Debate na Cinelândia
Trechos dos debates.
Mega-debate promovido pelo Ocupa Rio na praça da Cinelândia, centro do Rio de Janeiro, em 31 de março de 2012.
Categoria:
Tags:
A noite terminou com shows e performances ovacionadas do grupo AnarkoFunk, com letras sátiras políticas sobre músicas pop, como “Milícia, milícia, assim você me mata…”, e o aclamado ska-reggae da banda Coquetel Acapulco. Ao fim das bandas, os microfones ficaram aberto para improvisações espontâneas de letras, poesias, e sátiras acompanhadas por jam sessions entre as bandas, batuqueiros improvisados e até um sanfoneiro, estendendo a programação até próximo de meia-noite.
Trechos da apresentação do AnarkoFunk, já no momento jam session.
Agora é hora de pensar um novo ciclo, sugerir temas novos, aprofundar questões de temas do primeiro ciclo, mudar ou aperfeiçoar dinâmicas, produzir e lançar publicações coletivas!
No sábado 14.04, todos ao vão livre do MAM (próximo ao chão de pedras, logo após a parte coberta)! Tragam suas ideias, observações e sugestões! O Ocupa Rio não é um grupo, movimento orgânico ou um coletivo, mas o encontro produtivo de pessoas e desejos por uma sociedade mais livre, múltipla, igualitária nos acessos e vozes políticas! Em nosso encontro produtivo, o Ocupa Rio acontece!
Acompanhe as produções do GT teoria no blog:
http://ocupateoria.wordpress.com/
“Iniciativas irmãs”:
To connect with Internetocracy, sign up for Facebook today. ... This page is
dedicated to the vision discussed in "The Coming Age of Internetocracy" - a
political ...
The Coming Age of Internetocracy (2nd Edition) -
A Era que está Nascendo da Internetocracia
O texto de 65 páginas pode ser baixado a partir de:
quinta-feira, 3 de maio de 2012
A Era que está Nascendo: da Internetocracia (1a. parte)
Eu espero, ardente e operosamente, que consigamos evitar os confrontos, que este texto sugere ser inevitáveis, para que o novo nasça.
Minha esperança é que a Complexidade das Estruturas do Mundo Moderno, provocadas pelas interconexões de todos os tipos de sistemas, dos quais hoje somos profundamente dependemos, e que são muito sensíveis a qualquer tipo de distúrbio, bem como o nível de consciência que, acredito, já tenhamos alcançado, nos permitam fazer uma transição suave – não uma Reforma, nem uma Revolução, mas um Novo Começo.
Abaixo minha pequena contribuição na tradução de trecho inicial para o Português.
Claudio.