sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

[SINAPSES] Charles Dickens - Tempos Difíceis => O que podemos aprender desta obra prima do Século 19? Uma evidência de que "pessoas práticas", por falta de reflexão, vivem teorias e valores de mais de um século atrás?



De: Claudio Estevam Prospero
Enviado:
 segunda-feira, 12 de dezembro de 2011 18:25
Assunto:
 [SINAPSES] Charles Dickens - Tempos Difíceis => O que podemos aprender desta obra prima do Século 19? Uma evidência de que "pessoas práticas", por falta de reflexão, vivem teorias e valores de mais de um século atrás?
Neste momento, em que  Grande$    Intere$$e$    Globai$  parecem desejar reconstruir a situação do Século 19, temos que revisitar as analises da época para reencontrar o caminho perdido do Desenvolvimento Humano...

_________________________________________________
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
Tempos Difíceis - Charles Dickens



"Tempos Difíceis" escrito no ano de 1854, marca um período importante da obra do autor. É um livro de idéias, embora não se possa denominar propriamente um livro de combate. Nele se apresenta um aspecto novo na sociedade provinciana de seu tempo, a luta entre o moderno e o antigo, através da burguesia e de pensamentos novos, como o Positivismo, por exemplo.

 Dickens apresenta uma feia cidade chamada Lancashire Coketown - cidade do carvão coque - com sua fábrica de tecidos e algodão. Uma cidade marcada pela Revolução Industrial, evidenciada no aspecto cinza dos tijolos e nas altas chaminés que mandavam para o ar serpentes intermináveis de fumaça.

As condições de trabalho eram terríveis; um operário era obrigado a trabalhar quanto tempo sua constituição permitisse e as crianças eram levadas a um trabalho desgastante com o intuito de "tirá-las das ruas e das seduções que a vida mundana proporcionava".

Nas palavras de Tomás Gradgrind na escola da cidade: "- Bem, o que eu quero são Fatos. Ensine a estes rapazes e a estas meninas uma coisa, apenas: Fatos". Notamos que ele era um homem de realidades, de fatos e de cálculos; o autor utiliza esta característica em contraste com a menina Sissy Jupe, filha de um trabalhador do circo, um homem que utiliza a arte como meio de sobrevivência, fato que deixa Tomás Gradgrind perplexo e o encoraja a levar a menina para casa, como sua pupila, já que seu desejo era tornar aquela escola um modelo do pensamento exato.

A crítica ao atraso da educação que permite a submissão total da classe trabalhadora aos conceitos da Burguesia também está presente no texto. Neste sistema de opressão surge o operário Stephen Blackpoul, um sofredor dono de idéias seguras que andam longe da retórica de certos líderes da época.

"Tempos Difíceis" é uma obra imortal que representa um libelo contra idéias e preconceitos arraigados na sociedade, pois apresenta uma visão de abusos,erros, egoísmos. Os problemas básicos de sobrevivência presentes neste romance vão além de qualquer período e garantem ao leitor uma necessidade de meditação, já que Dickens, com sua mão de mestre, construiu um enredo e personagens excepcionais, que o transformaram num dos maiores escritores de todos os tempos.

________________________ 
Hard Times
From Wikipedia, the free encyclopedia

Hard Times - For These Times (commonly known as Hard Times) is the tenth novel byCharles Dickens, first published in 1854. The book appraises English society and is aimed at highlighting the social and economic pressures of the times.
Contents
   [hide
·         1 Background
·         3 Publication
·         4 Synopsis
·         5 Major characters
o    5.3 Louisa
o    5.5 Tom
·         6 Major themes
o    6.3 Honesty
·         8 References
·         9 External links



Tradução de alguns trechos:

Prevalence of utilitarianism
Prevalência do Utilitarismo
Os utilitaristas foram um dos alvos desta novela. Utilitarismo era uma escola de pensamento dominante durante este período, sendo seus fundadores Jeremy Bentham e James Mill, pai do teórico político John Stuart Mill. A teoria da ética utilitarista sustentava que a promoção do bem-estar social geral é o objetivo final para o indivíduo e a sociedade em geral: "A maior quantidade de felicidade para o maior número de pessoas" Dickens acreditava que, em termos práticos, a busca de uma sociedade totalmente racionalizada poderia levar a grande miséria.
Ex-secretário de Bentham, Edwin Karbunkle, ajudou a projetar a Lei dos Pobres de 1834, que deliberadamente tornou a vida dos trabalhadores domésticos (workhouse) tão desconfortável quanto possível. Na novela, esta é mostrada na resposta de Bitzer para Gradgrind, no apelo por compaixão.
Dickens ficou horrorizado com o que foi, em sua interpretação, uma filosofia egoísta, e que foi combinada com o capitalismo laissez-faire, materialista, na educação de algumas crianças, no momento, bem como nas práticas industriais. Na interpretação de Dickens, a prevalência de valores utilitários, em instituições educacionais, promoviam desprezo dos industriais pelos trabalhadores, criando adultos jovens cuja imaginação tinha sido negligenciada, devido a uma ênfase exagerada em fatos, em detrimento de atividades mais imaginativas.
Dickens quis satirizar os Utilitaristas radicais que ele descreveu em uma carta a Charles Knight como "parecendo figuras e médias, e nada mais." Ele também desejou fazer campanha para a reforma das condições de trabalho. Dickens visitou fábricas em Manchester, já em 1839, e ficou horrorizado com o ambiente em que os trabalhadores trabalhavam. Com base em sua experiência, da própria infância, Dickens resolveu "desferir o mais pesado golpe em meu poder" para [ajudar] aqueles que trabalhavam em condições horríveis.
John Stuart Mill tinha uma educação rigorosa semelhante ao de Louisa Gradgrind, consistindo de racíocinio analítico, lógico, exercícios de matemática e estatística. Em seus vinte anos, Mill teve um colapso nervoso, acreditando que sua capacidade de emoção tinha sido bloqueada pela ênfase severa de seu pai na análise e matemática em sua educação. No livro, Louisa  segue um curso paralelo, sendo incapaz de expressar-se e cai em uma depressão temporária como resultado de sua educação seca.

Major themes
Grandes temas

Voltando ao objetivo de Dickens em "aplicar o mais pesado golpe em meu poder", ele queria educar os leitores sobre as condições de trabalho de algumas das fábricas nas cidades industriais de Manchester e Preston. Relacionados a este também, Dickens desejava confrontar a suposição de que a prosperidade é paralela à moral, uma noção que é sistematicamente desconstruída neste romance através de sua interpretação dos monstros morais, o Sr. Bounderby, e James Harthouse. Dickens também fez campanha sobre a importância da imaginação na vida, para a vida das pessoas não ser reduzida a uma coleção de fatos relevantes e análises estatísticas. O retrato favorável do Circo, por 
Dickens, que ele descreve como cuidando tão pouco do Plano dos Fatos, é um exemplo disso.

Fato vs Fantasia

Este tema é desenvolvido no início, o bastião do Fato sendo o Sr. Gradgrind, eminentemente prático, e sua escola modelo, que não ensina nada, apenas fatos. Todos os assuntos relacionados a imaginatição ou estética são erradicados do currículo, mas a dedução, análise e matemática são enfatizadas. Por outro lado, a fantasia é o oposto de Fato, abrangendo, ficção, música, poesia, e novidade, como mostra o circo do Sleary. É interessante que o Sr. Sleary é narrado para ser visto como um tolo, por homens Fato, mas é Sleary que percebe que as pessoas devem ser "amuthed" (divertidas). Isto é feito por conhecedores do jogo sibarítico Tom e Louisa, que é praticamente sem alma como uma criança, e como uma mulher casada. Bitzer, que aderiu aos ensinamentos  de Gradgrind quando criança, acaba por ser um egoísta sem compaixão.


Intromissão e espionagem

Bisbilhotar e conhecimento são a chave para vários personagens, ou seja, a Sra. e o Sr. Sparsit Bounderby. O Sr. Bounderby gasta todo seu tempo fabricando histórias sobre sua infância, encobrindo a verdadeira natureza de sua criação, que é solenemente revelado no final do romance.Embora não seja um bisbilhoteiro em si mesmo, ele é desfeito pela Sra. Sparsit,  involuntariamente, revelando a misteriosa mulher de idade, sua própria mãe, e ela desvenda segredos de Josias sobre a sua educação e histórias fictícias. Mr. Bounderby, ele próprio, supervisiona através do cálculo tabular,declarações e estatísticas, e está sempre secretamente repreendendo o povo de Coketown por se envolver em atividades vaidosas. Isto dá a Bounderby um sentimento de superioridade, como faz com a Sra. Sparsit, que se orgulha de seu conhecimento devasso, adquirido espionando os outros. A busca de Bounderby por superioridade é visto em conversas entre Blackpool e Bounderby sobre o processo de divórcio e um movimento sindical em sua fábrica, acusando-o de que ele está em uma missão "para festejar com sopa de tartaruga e carne de veado, servido com uma colher de ouro." Todos os "superintendentes" do romance são desconstruídos, de uma forma ou de outra.

Honestidade
Isto está intimamente relacionado com o comentário social típico de Dickens, é um tema que ele usa, inconscientemente, em sua obra inteira. Dickens retrata os ricos, neste romance, como sendo moralmente corruptos. Bounderby não tem escrúpulos morais, ele demite Blackpool "por uma novidade". Ele também conduz a si próprio, sem qualquer resquício de decência, com freqüência perdendo a paciência. Ele é cinicamente falso sobre sua infância. Harthouse, um cavalheiro indolente, é comparado a um "iceberg" que irá causar um acidente sem querer, devido a ele "não ser uma espécie de companheiro moral ", como afirma de si mesmo. Stephen Blackpool, um trabalhador pobre, está equipado com a moral perfeita, sempre respeitando suas promessas, e sempre pensativo e atencioso com os outros, como é Jupe Sissy.

Personagens principais

Sr. Gradgrind
Thomas Gradgrind é um utilitário que é o fundador do sistema educacional em Coketown."Eminentemente prático" é a descrição de Gradgrind recorrente ao longo do romance, e praticidade é algo que ele zelosamente aspira. Ele representa o rigor dos fatos, estatísticas e outras perseguições materialista. Ele é uma pessoa "quadrada" e isso pode ser visto não só através da  descrição de Dickens de sua personalidade, mas também através da descrição de sua aparência física ", ombros quadrados".

Somente após o colapso de sua filha que ele chega a uma compreensão de que coisas tais como: ficção, poesia e outras atividades não são "falta de senso destrutivo." No terceiro livro, ele não apenas nota a existência do pensamento desconhecido de "fantasia", mas, ironicamente, pede a Bitzer (um de seus alunos no primeiro livro, que dê uma perfeita descrição de um cavalo) se ele tem um coração ( para salvar Tom) e nesta situação, Bitzer novamente dá uma resposta muito científica.

Sr. Bounderby
Josias Bounderby é um parceiro de negócios do Sr. Gradgrind. Um comerciante estrondoso dado a outros palestras, e gabando-se de ser um self-made man. Ele emprega muitos dos outros personagens centrais do romance, e sua ascensão para a prosperidade é apresentada como um exemplo de mobilidade social. Ele casa com a filha do Sr. Gradgrind, Louisa, cerca de 30 anos mais jovem, no que acaba por ser um casamento sem amor. Eles não têm filhos. Bounderby é o principal alvo de ataque de Dickens sobre a suposta superioridade moral dos ricos, e é revelado ser um hipócrita em sua punição sensacional no fim do romance. Ele é o "fanfarrão de humildade", quando ele diz a todos que é um "self made man" e que sua mãe deixou de ser cuidada por sua avó, mas depois, devido à acusação errôneo de Mrs. Sparsit de pensar que a Sra. Pegler era ladra de banco, descobrimos que ele tem mentido.

Ele usa a Sra. Sparsit, a fim de dar-lhe o status de que ela pertencia ao "Powlers," uma família proeminente e de alta classe. Bounderby aproveita da Sra. Sparsit por esperar que as pessoas de estatuto inferior respeitem a sua presença.

Louisa
Louisa (Loo) Gradgrind, mais tarde Louisa Bounderby, é a filha insensível, distante, mais velha da família Gradgrind. Ela foi ensinada a renunciar a suas emoções, e acha difícil se expressar claramente, como uma criança, dizendo que ela tem "pensamentos incontroláveis." Ela é casada com Josias Bounderby, de uma maneira muito lógica e eficiente, representando a ênfase na factualidade e paixão por negócio de sua educação. Sua união é um desastre e ela é tentada em adultério por James Harthouse, mas ela consegue resistir a essa tentação com a ajuda de Sissy.

Toda sua vida ela ficou "olhando o fogo", "pensando". No primeiro livro encontramos maravilhas que ela não sabe o que é, sobre as quais ela está querendo saber. No livro dois, com a morte da Sra. Gradgrind, a gente tem a impressão de que ela vai descobrir, quando a Sra. Gradgrind (outra vítima do sistema) diz: "há algo de errado". Ela morre sem saber o que é. É no final do livro dois após a declaração de amor de Harthouse, quando Louisa compreende o significado do amor, fantasia, e tudo o que, até aquele momento, na sua vida havia faltado. Ela percebe o quão imatura fora a decisão de se casar com Bounderby (só por causa da insistência de Tom). Ela, então, vai reclamar com seu pai e tudo o que ele diz é: "Eu nunca soube que você era infeliz minha filha". Isto mostra como Louisa fez ele reconhecer a existência da fantasia. A Fantasia é transmitida através de uma cadeia, como ocorre de Harthouse para Louisa e de Louisa para Gradgrind. Quebra da cadeia no final do romance quando Gradgrind tenta passá-lo para Bitzer.

Sissy Jupe
Cecilia (Sissy) Jupe é a personificação da esperança, imaginação e fé. Depois que ela é abandonada por seu pai, um artista de circo no Circo Sleary, o Gradgrind oferece a Sissy a oportunidade de estudar em sua escola e vir e viver em Lodge Stone com os filhos Gradgrind.Sleary também oferece-lhe um lugar e diz que ela será tratada como um membro da família. Sissy seguindo a vontade do pai de que ela tenha uma boa educação, vai morar com Gradgrind. Ela passa por "tempos difíceis", quando ela está com o Gradgrinds no início, porque ela não entende a diferença entre uma vida baseada em fatos e com base em uma fantasia, como a dela. Quando ela percebe isso, ela deixa a escola, a fim de cuidar da doente Senhorita Gradgrind. Ela sempre pergunta ao Sr. Gradgrind se uma carta de seu pai chegou.

Devido a moral elevada e calor humano naturais de Sissy, ela tem uma enorme influência sobre a família Gradgrind. Quando a senhora Gradgrind morre ela assume, em grande parte,  o papel de mãe dos filhos menores dos Gradgrind: Jane, Adam Smith e Malthus.

Ela é a maior representante da fantasia do romance. Ela oferece o contraste entre o fato e a fantasia. Ela termina feliz e rodeada de crianças.

Tom
Thomas (Tom) Gradgrind, Junior é o filho mais velho e segundo filho dos Gradgrinds. Tom se desenvolve com um caráter completamente desprezível. Inicialmente soturno e amargamente ressentido da educação utilitarista de seu pai Gradgrindian, Tom tem uma relação muito forte com sua irmã Louisa. Mais tarde, Tom começa a trabalhar no banco Bounderby (que mais tarde ele rouba), e caí no jogo sibarita e bebida - ele é indiscreto sobre o casamento de Louisa com Bounderby, com James Harthouse. No entanto Louisa nunca deixa de adorar Tom profundamente, e ela ajuda Sissy e o Sr. Gradgrind a salvar seu irmão da prisão. E também dá a entender que Tom tem sentimentos românticos por Sissy que são parcialmente correspondidos. Ele é, em última instância, um perdulário inseguro.

Ele diz a Blackpool para esperar por ele fora do banco e se ele tem algo para lhe dar, ele vai fazer Bitzer entregar-lhe. Ele o engana, a fim de fazer parecer como se fosse ele quem roubou o banco, talvez como uma forma de vingança após Bounderby o ter demitido. Ele é encontrado no livro três onde Blackpool mostra-se inocente. Mr. Gradgrind faz cartazes  para colocar em toda a cidade limpando o nome de Blackpool e colocando a culpa em seu próprio filho.

Old Stephen
Stephen Blackpool, ou "Old Stephen", como ele é conhecido por ses companheiros, é um trabalhador em uma das usinas do Bounderby. Sua vida é extremamente extenuante, e ele é casado com uma mulher constantemente embriagada que vem e vai durante todo o romance. Ela permanece anônima e não identificada durante todo o romance. Ele tem uma ligação estreita com Rachael, uma colega de trabalho. Depois de uma disputa com Bounderby, ele é demitido de seu trabalho nas usinas Coketown e é forçado a encontrar trabalho em outro lugar. Embora ausente da Coketown ele é acusado de um crime no qual ele foi envolvido. Tragicamente, no caminho de volta para se vingar, ele cai uma mina. Ele é resgatado, mas morre em virtude dos seus ferimentos.

Stephen é um homem "de integridade perfeita", um homem que nunca desistirá de seu ponto de vista moral para seguir junto com a multidão, uma qualidade que leva ao conflito com Slackbridge e o Sindicato.

Outros personagens
Bitzer - é um colega muito pálido de Sissy e criado com base em fatos, é ensinado a operar de acordo com o interesse próprio. Ele consegue um emprego no banco Bounderby, e mais tarde tenta prender Tom.

Rachael - é a amiga de apoio de Stephen Blackpool, que atesta a sua inocência quando é acusado de roubar banco de Bounderby. Ela é uma trabalhadora de fábrica, amiga de infância da mulher bêbada, e muitas vezes ausente, de Blackpool, e se torna a ferramenta literária para juntar as duas linhas de histórias paralelas à beira do Eixo do Inferno, no livro final.

Mrs. Sparsit - é uma viúva "clássica" que caí em desespero sob as circunstâncias.Ela é empregada por Bounderby, mas sua intromição e curiosidade a levam a ser demitida, em um humorístico bota-fora, por Bounderby. "O falecido Mr. Sparsit, sendo pelo lado da mãe um Powler, casou-se com esta senhora, cujo pai é um Scadgers. Lady Scadgers (uma mulher imensamente gorda e velha, com um apetite desmedido por carne de açougueiro, e uma perna misteriosa que a levou a se recusar a sair da cama por 14 anos) inventou o casamento, em um período em que Sparsit era apenas de idade e, principalmente, perceptível como um corpo delgado, levemente apoiado em dois suportes longos e finos, e encimado por uma cabeça que não vale a pena mencionar. Ele herdou uma fortuna justa de seu tio, mas devia tudo antes de recebê-la, e gastou mais duas vezes o seu valor logo em seguida. "

James Harthouse - entra na novela no livro 2. James é um indolente, lânguido, cavalheiro de classe alta, que tenta seduzir Louisa, e é afastado por Sissy.

Mrs. Pegler - é uma " velha mulher misteriosa" que acaba por ser a mãe de Bounderby.

Slackbridge - é um líder sindical

Vários populares do circo, incluindo Signor Jupe (pai de Sissy, que nunca realmente aparece no romance), Merrylegs seu cão, Mr. Sleary (o balbuciante gerente do circo) e Cupido, usado para mostrar que o mundo do circo não é sempre tão puro, como é representada por Sissy e Sleary.

Mrs. Gradgrind - a esposa do Sr. Gradgrind, que é um inválida e queixa-se constantemente.Seu casamento com Thomas é um precursor do casamento de Louisa com Bounderby.

Mr. M'Choakumchild - o professor da classe que contém Sissy Jupe e Bitzer, diz muito pouco, mas o seu nome sugere uma personalidade fria que sufoca a imaginação.

--

Atenciosamente.
Claudio Estevam Próspero 
http://mitologiasdegaia.blogspot.com/ (Blog: Mitologias de Gaia)
http://criatividadeinovao.blogspot.com/ (Blog: Criatividade e Inovação)
http://redessociaisgovernanaliderana.blogspot.com/ (Blog:Governança e Liderança em Redes Sociais)
http://reflexeseconmicas.blogspot.com/ (Blog: Reflexões Econômicas)
http://poltica20-yeswikican.blogspot.com/ (Blog: Política 2.0 - Yes, WIKI CAN)
http://www.portalsbgc.org.br/sbgc/portal/ (Comunidade Gestão Conhecimento)

Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE.

Nossa Espécie (Homo Sapiens Sapiens Demens - Edgar Morin) Agradece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário